Início / Videoaulas / Aulas de Biologia / Videoaula – Circulação dos Mamíferos (Parte 2)

Videoaula – Circulação dos Mamíferos (Parte 2)

Prof. Fogaça

Compartilhe

Sistema Circulatório dos Mamíferos

Nesta videoaula, o professor Fogaça dá continuidade ao conteúdo da aula anterior – Circulação nos Mamíferos (parte 1) -, abordando não somente a circulação nos mamíferos mas também nos demais vertebrados: peixes, anfíbios, répteis e aves.

Coração dos Mamíferos

Na aula anterior, o coração dos mamíferos foi dividido em quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos. Foi esclarecido que todo vaso que sai do coração é artéria, e que a maior artéria do corpo sai do ventrículo esquerdo – artéria aorta -, e se ramifica em outras levando, além dos nutrientes, oxigênio para todo o corpo. Da mesma forma, foi esclarecido que todo vaso que vai para o coração é veia, e que a maior veia do corpo é a veia cava, que entra no átrio direito.

A circulação nos mamíferos é fechada porque não existem lacunas, é dupla porque passa duas vezes pelo coração em cada ciclo e completa porque o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial.

Circulação dos Peixes

Aproveitando o “gancho”, o professor Fogaça explica que os peixes tem um coração chamado venoso porque só passa um tipo de sangue – o venoso -, razão pela qual é uma circulação simples.

Circulação das Aves

Nas aves, a circulação, assim como nos mamíferos, também é fechada, dupla e completa. A diferença é que nas aves a artéria aorta, ao invés de curvar para esquerda, curva para direita.

Circulação dos Anfíbios

Nos anfíbios, dois átrios e único ventrículo, razão pela qual a circulação é fechada, dupla e incompleta já que o sangue venoso se mistura com o sangue arterial.

Confira todas essas informações nesta videoaula.

Gostou? Então assista a mais videoaulas de Biologia, incluindo a parte I sobre circulação sanguínea nos mamíferos.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Dinâmica da Crosta Terrestre(Prof. Angélica)

  • Área do Triângulo(Prof. Rogério)