Início / Videoaulas / Aulas de Física / Aula em vídeo – Leis de Newton (Princípios da Dinâmica)

Aula em vídeo – Leis de Newton (Princípios da Dinâmica)

Prof. Caco Basileus

Compartilhe

Esta videoaula aborda os Princípios da Dinâmica, também conhecidos como as Leis de Newton. Tratam-se dos três pilares onde está fundamentada a Dinâmica, parte da Mecânica que estuda os movimentos investigando as suas causas.

Para se falar em Dinâmica é necessário destacar o agente físico chamado Força, responsável pela aceleração – variação da velocidade – dos corpos.

PRINCÍPIO DA INÉRCIA

A Primeira Lei de Newton, também conhecida como Princípio da Inércia, pode ser resumida na seguinte frase: todos os corpos tendem ao equilíbrio. Entende-se que uma partícula está em equilíbrio quando a soma de todas as forças atuantes é igual a zero, ou seja, a resultante das forças é nula. Isso ocorre quando a partícula está em repouso – equilíbrio estático – ou em movimento retilíneo uniforme (MRU) – equilíbrio dinâmico.

Dessa forma, se a partícula está em equilíbrio a sua tendência é assim permanecer, condição modificada somente se uma força externa atuar sobre ela.

Chamamos de inércia exatamente essa tendência que os corpos possuem de manterem sua velocidade vetorial constante, ou seja, em equilíbrio. Trata-se de uma propriedade inerente à matéria.

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA

A Segunda Lei de Newton, também conhecida como Princípio Fundamental da Dinâmica, diz que a força resultante – soma de todas as forças que atuam no corpo – é igual ao produto da massa pela aceleração. Em outras palavras, podemos afirmar que a aceleração produzida é diretamente proporcional à força resultante – relação de causa e efeito.

Uma aplicação direta dessa lei pode ser observada na expressão que define a força peso. Nela, observamos que o peso é igual ao produto da massa pela aceleração da gravidade.

PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO

A Terceira Lei de Newton, também conhecida por Princípio da Ação e Reação, diz que a toda ação corresponde uma reação com a mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto. É importante destacar que ação e reação, apesar de terem a mesma intensidade e sentidos opostos, estão sempre aplicadas em corpos diferentes, razão pela qual jamais anulam-se entre si.

EXERCÍCIO RESOLVIDO DE LEIS DE NEWTON

Para finalizar a víde aula, o professor Caco Basileus resolve um exercício clássico de Dinâmica aplicando as Leis de Newton, no qual dois blocos são impulsionados por uma força constante em uma superfície sem atrito. Nele, é pedido a aceleração do sistema e a força de contato entre os blocos.

 

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • População(Prof. Penápolis)

  • Videoaula – Verminoses de Platelmintos(Prof. TJ)