Início / Videoaulas / Aulas de Geografia / Aula em vídeo – Ilhas de Calor

Aula em vídeo – Ilhas de Calor

Prof. Penápolis

Compartilhe

Questão Ambiental – Ilhas de Calor

Os problemas ambientais ganharam uma repercussão muito grande após a primeira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente em 1972 – Estocolmo, Suécia.

Um desses problemas é o fenômeno climático da Ilha de Calor, que é mais intenso nas áreas mais urbanizadas comparada a uma zona rural, ou seja, nas grandes cidades, como São Paulo, as temperaturas são mais elevadas do que nas regiões mais periféricas ou nas cidades vizinhas, como Taboão da Serra-SP, isso irá caracterizar literalmente uma ilha climática.

Essas oscilações climáticas, entre os grandes centros urbanos e as regiões periféricas, podem variar até 10°C, gerando assim um incomodo para a população que frequenta essas “ilhas” e até mesmo provocando um aumento do consumo de energia elétrica, pois usamos mais os refrigeradores (ar condicionado), climatizadores e ventiladores quando esta mais quente.

A ilha de calor pode ser percebida durante o dia e a noite, mas o ápice da diferença de temperatura entre as áreas urbanas e rurais acontece ao anoitecer, pois a área urbana demora mais para se resfriar do que a rural, isso ocorre principalmente porque os muros, calçadas, qualquer tipo de edificação e asfalto ao receber o calor pela incidência dos raios solares, este calor irá ficar retido mais tempo do que nas áreas rurais, onde temos mais cobertura vegetal e consequentemente o processo de evapotranspiração, amenizando assim as temperaturas locais.

Também podemos citar como fator determinante do fenômeno da Ilha de Calor a poluição que, dificulta a circulação/ troca de ar no sentido vertical.

É por isso que o problema ambiental da Ilha de Calor é fruto exclusivamente da ação antrópica.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Aula em vídeo – Segunda Geração do Romantismo(Prof. Sérgio)

  • Videoaula – Termometria(Prof. Kevork)