Início / Videoaulas / Aulas de Geografia / Dicas Enem 2015 – Geografia do Brasil

Dicas Enem 2015 – Geografia do Brasil

Prof. Ricardo Rocha

Compartilhe

Geografia do Brasil no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

A prova de Geografia do Enem nos últimos anos se aproximou um pouco mais do estilo de prova dos vestibulares tradicionais, embora alguns princípios básicos da prova tenham sido mantidos: a presença de questões interdisciplinares e de atualidades, a conexão dos conteúdos cobrados com o cotidiano e privilegiar questões que exigiam mais raciocínio e menos “ decoreba” de informações.
Entre os temas mais abordados de Geografia do Brasil na prova do Enem estão:
a) O aproveitamento econômico do território e dos biomas brasileiros e as implicações sociais e ambientais desse uso.
O aluno deve pensar quais são as atividades econômicas desenvolvidas em cada região do Brasil e quais as principais alterações ambientais derivadas dessas atividades. Por exemplo, na região Centro-oeste, bioma predominante cerrado, estruturou-se uma atividade agropecuária moderna voltada para exportação. Tal fato implicou no desmatamento acelerado da vegetação original e acentuou os processos erosivos além da perda significativa da diversidade biológica.
b) População
O tema população foi abordado a partir da análise da evolução das taxas de fecundidade, expectativa de vida, crescimento vegetativo do Brasil, além de abordar questões de gênero e problemas relativos às minorias. Migrações internas também foi um assunto frequente.
c) Fontes de energia
A análise da matriz energética do Brasil e a comparação com a matriz energética de outros países. Importante o aluno perceber que nosso país se destaca no cenário mundial por ter expressiva participação das fontes de energia renováveis na sua matriz.
É cobrado, também, as vantagens e desvantagens do uso das principais fontes de energia renováveis e não-renováveis.
d) Água
A crise de abastecimento de água em alguns estados brasileiros e no mundo, como reflexo da desigual distribuição, do mau uso (desperdício) e da ocupação inadequada do território que promoveu desmatamentos e ocupação das áreas de mananciais além do deficiente sistema de coleta e tratamento de esgoto no país.
e) Problemas ambientais
Saber porque há problemas como chuva ácida, problemas de solo, poluição atmosférica, buraco na camada de ozônio, as polêmicas envolvendo o tema do aquecimento global, ilhas de calor entre outros problemas ambientais.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Aula em vídeo – Dilatação Térmica(Prof. Kevork)

  • Aula em vídeo – Questão Ambiental(Prof. Rogério Silveira)