Início / Videoaulas / Aulas de Geografia / Videoaula – Aspectos Pedológicos Básicos

Videoaula – Aspectos Pedológicos Básicos

Prof. Luciano Kenji

Compartilhe

Pedologia – O Estudo do Solo

O estudo do solo será importante para o vestibular não apenas para questões deste tema em si, mas também para agricultura, relevo e processos erosivos.

De acordo com sua granulometria, profundidade, proximidade ou distância de porções hídricas, e a geologia, diferenciamos as áreas mais propícias ao cultivo, processo erosivo ou a construção de obras subterrâneas.

O solo possui duas fontes de nutrientes: uma superficial, a partir da decomposição de matéria orgânica que se transforma em húmus; e a proximidade com a rocha matriz que originou o próprio solo.
Seus horizontes (ou camadas) variam de acordo com suas características nutricionais, sendo nomeados como A, mais próximo à superfície, com uma quantidade maior de húmus; B, intermediária; e C, com nutrientes provenientes da rocha matriz e ainda apresentando uma grande quantidade de detritos de rocha não decompostos.

A profundidade do solo também é um item importante, podendo ser classificados como solos profundos (latossolos) ou rasos (litossolos), estes bastante pedregosos, ainda pouco erodidos, podendo ser considerados solos jovens.

Entre os solos mais férteis podemos apontar a terra roxa, de origem Arenito-Basáltica; o massapê, rico em matéria orgânica; os solos aluviais, próximos a rios; e o tchernozion, no leste europeu, também rico em detrito orgânico.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Temas para os vestibulares 2015(Prof. Alexandre)

  • Videoaula – Relações Fundamentais da Trigonometria(Prof. Rogério Okuhara )