Início / Videoaulas / Aulas de Geografia / Videoaula – Nova Ordem Mundial

Videoaula – Nova Ordem Mundial

Prof. Rogério

Compartilhe

Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional.

Fim da Bipolaridade

O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político. A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.

Multipolaridade Econômica

A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000.

Apolaridade Militar e Econômica

Por fim, temos uma terceira proposta, a apolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.

Confira também a videoaula sobre Antiga Ordem Mundial ou Guerra Fria. Acesse também outras videoaulas de Geografia.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Calorimetria(Prof. Kevork)

  • Aula em vídeo – Emile Durkheim(Prof. Alexandre Bacci)