Início / Videoaulas / Aulas de História / Aula em vídeo – Guerra Fria

Aula em vídeo – Guerra Fria

Prof. Dimas

Compartilhe

EUA (capitalismo) x URSS (socialismo)

Nesta videoaula serão abordadas a definição e as principais características da Guerra Fria. O nome Guerra Fria pode ser explicado pelo conflito político, ideológico e militar indireto entre os EUA (capitalista) e a URSS (socialista).

Velha Ordem Mundial

A Guerra Fria teve início no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e terminou com o colapso da URSS em 1991, a principal característica foi o embate entre o capitalismo (representado pelos EUA) e o socialismo (representado pela URSS), compondo assim uma Ordem Mundial bipolar, chamada também de Velha Ordem Mundial.

Corrida Espacial e Armamentista

A corrida espacial proporcionou momentos marcantes durante toda a Guerra Fria, por exemplo, nos lançamentos do primeiro satélite espacial, em 1957, da cadela Laika, em 1957, do cosmonauta Yuri Gagarin, em 1960 e finalmente a chegado do Homem a Lua, em 1969, com Neil Armstrong. Já a corrida armamentista proporcionou um gigantesco arsenal bélico que é usado nos dias atuais em conflitos étnicos no continente africano.

Crise dos Mísseis

O permanente estado de tensão entre as superpotências devido ao desenvolvimento de armas nucleares também gerou momentos marcantes durante a guerra. Podemos citar, entre outros, a Crise dos Mísseis que ocorreu em 1962, em Cuba, este momento foi considerado o de maior tensão durante toda a guerra, pois tanto a URSS tinha mísseis em Cuba apontados para os EUA, quanto os EUA tinham mísseis na Turquia apontados para a Rússia (URSS).

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Aula em vídeo – Ponte de Wheatstone(Prof. Flávio)

  • Aula em vídeo – Geometria Analítica (Parte 1)(Prof. Rogério Okuhara)