Início / Videoaulas / Aulas de História / Previsão Fuvest 2016 – História Geral

Previsão Fuvest 2016 – História Geral

Prof. Dimas

Compartilhe

Transição de períodos históricos

Tradicionalmente em História Geral, a Fuvest cobra dos vestibulandos temas de transição de um período para o outro, tais como a passagem da Idade Antiga para Idade Média, da Idade Média para a Idade Moderna e da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.

Grécia e Roma

Em Idade Antiga, o candidato deve atentar para Grécia e Roma com ênfase em temas como a democracia ateniense e crise do Império Romano na transição da Idade Antiga para a Idade Média (crise do escravismo e invasões bárbaras).

Feudalismo e suas características

No período conhecido como Alta Idade Média, atenção para o feudalismo e suas características econômicas (servidão), políticas (suserania e vassalagem) e culturais (a influência da Igreja). Já na Baixa Idade Média, o vestibulando deve priorizar o estudo da transição feudo-capitalista (Renascimento Comercial e Urbano, crise do século XIV e Renascimento Cultural).

Reforma Protestante, Absolutismo, Revolução Industrial e Iluminismo

Em Idade Moderna, assuntos como Reforma Protestante, Absolutismo, Revolução Industrial, e, principalmente, Iluminismo, revolução intelectual/cultural que influenciou a Independência dos EUA, os movimentos emancipacionistas no Brasil (Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana) e na América Espanhola e a Revolução Francesa.

Idade Contemporânea

Finalmente, na Idade Contemporânea, destaque para temas como o Neocolonialismo, a Primeira Guerra Mundial, a crise de 29, o nazifascismo, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Videoaula – Teorema da Energia Cinética (TEC)(Prof. Caco)

  • Proclamação da República(Prof. Rozante)