Início / Videoaulas / Aulas de História / Videoaula – Congresso de Viena

Videoaula – Congresso de Viena

Prof. Pedro Sérgio

Compartilhe

O Congresso de Viena

O Congresso de Viena foi um evento que aconteceu na Áustria entre os anos de 1814 e 1815, logo após a derrota do imperador francês Napoleão Bonaparte. O Congresso reuniu vários países da Europa, sendo que as grandes potências presentes eram Inglaterra, o Império Austríaco, Prússia, Império Russo e França e os representantes dessas nações foram o príncipe austríaco Klemens Metternich, o diplomata francês CharlesTalleyrand, o czar russo Alexandre I, o primeiro-ministro inglês Visconde de Castlereagh e Frederico Guilherme III, da Prússia. Os congressistas desejavam, em sua maioria, combater os ideais do Iluminismo e reconstruir a Europa pré-Revolução Francesa, ou seja, defendiam o absolutismo e tinham uma postura reacionária em relação à Ilustração.

Legitimidade, Restauração e Equilíbrio

O congresso pregou a adoção de três princípios: legitimidade, restauração e equilíbrio. A legitimidade estabelecia que todas as fronteiras do período anterior à expansão napoleônica deveriam ser mantidas ou restabelecidas se tivessem sido alteradas. O princípio da restauração defendia que todas as famílias reais que tinham sido afastadas do poder pela ação de Napoleão deviam ser reconduzidas aos seus legítimos tronos. Por fim, o equilíbrio referia-se ao poderio militar de cada país, ou seja, nenhuma nação poderia possuir uma força bélica capaz de subjugar toda a Europa.

A Santa Aliança

Um dos legados do Congresso de Viena foi a criação da Santa Aliança, formada por Áustria, Prússia e Rússia. Essa aliança deveria realizar intervenções militares em quaisquer países nos quais houvessem revoltas de caráter iluminista, inclusive na América. Esses acordos entre as nações europeias ficaram conhecidos como Concerto Europeu e deveriam orientar a política externa desses países. Esse equilíbrio entrou em crise após o ano de 1870, com a Unificação Alemã. Assim, a Alemanha tornou-se um dos países mais poderosos da Europa e isso foi entendido por outras nações como uma ameaça aos vizinhos. França e Inglaterra tornaram-se aliadas contra a Alemanha e essa tensão levou à eclosão da chamada Primeira Grande Guerra (1914-1918).

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Inglês para o vestibular(Prof. Alexandre)

  • Aula em vídeo – Colocação Pronominal(Prof. Murilo)