Início / Videoaulas / Aulas de História / Videoaula – Período Regencial

Videoaula – Período Regencial

Prof. Pedro Sérgio

Compartilhe

INSTABILIDADE POLÍTICA

Chamamos de Período Regencial a fase da história monárquica brasileira que vai da abdicação de Pedro I (1831) à coroação de Pedro II (1840). Foi um momento da história brasileira na qual a instabilidade política foi a característica mais marcante por conta das disputas entre federalistas e centralistas, além de várias revoltas que ameaçaram a unidade territorial.

 

AVANÇO LIBERAL

Após a abdicação de Pedro I montaram-se as regências trinas (formadas por três pessoas) assim como pedia a Constituição. Em 1834, uma emenda foi aprovada e trouxe algumas alterações como um único regente eleito por eleição direta e com um mandato de quatro anos, além a criação das Assembleias Provinciais. Essas mudanças legais mais a vitória eleitoral do Padre Diogo Feijó ficaram conhecidas como Avanço Liberal e os favoráveis a essas modificações na política nacional eram chamados de Progressistas.

REVOLTAS NO PERÍODO REGENCIAL

Revoltas explodiram em diversas partes do país. A Cabanagem, no Grão-Pará, era de caráter popular. A Sabinada, na Bahia, foi um movimento de classe-média. A Farroupilha, no Rio Grande do Sul, foi liderada pelos estancieiros pecuaristas. Todas essas revoltas eram separatistas e, no caso dos gaúchos, a província tornou-se um país independente, assim permanecendo por uma década. Ainda ocorreram a Balaiada no Maranhão e a revolta dos Malês, mais uma vez na Bahia.

REGRESSO CONSERVADOR

A repressão violenta foi a principal marca da ação do Estado. Em meio à essas revoltas, o Padre Feijó renunciou. Assumiu Pedro de Araújo Lima e no seu mandato foi aprovada a Lei Interpretativa do Ato Adicional. A lei reduzia a autonomia das províncias e expressava a visão dos contrários ao Ato Adicional de 1834. Por isso, essas mudanças ficaram conhecidas pelo nome de Regresso Conservador.

GOLPE DA MAIORIDADE

Fora do poder, os liberais iniciaram a campanha pela antecipação da coroação do herdeiro do trono. Em 1840, dom Pedro II foi coroado às vésperas de completar 15 anos. Tal episódio ficou conhecido como Golpe da Maioridade.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Videoaula – Estudo Físico dos Gases(Prof. J.Alves)

  • Aula em vídeo – Livro Sentimento do Mundo(Prof. Lucas Limberti)