Início / Videoaulas / Aulas de Língua Portuguesa / Aula em vídeo – Colocação Pronominal

Aula em vídeo – Colocação Pronominal

Prof. Murilo

Compartilhe

A sintaxe de colocação tem como objetivo verificar o correto “encaixe” dos pronomes oblíquos átonos quando estes se associam aos verbos. Na língua portuguesa nos temos três possibilidades de encaixe desses pronomes, que ocorrem em função de determinadas condições.

Próclise

A primeira é a Próclise, que é quando o pronome átono é posicionado antes do verbo que o acompanha. A Próclise ocorre quando temos, por exemplo, palavras negativas (Não me empurre), advérbios e pronomes interrogativos (Tudo me irrita nesse lugar), ou conjunções subordinativas (Se me irritarem, eu xingo) posicionadas antes do verbo.

Mesóclise

A segunda possibilidade de encaixe é conhecida como Mesóclise, e consiste na colocação do pronome oblíquo no meio do verbo. É um tipo raro de colocação pronominal, circunscrito ao âmbito literário ou erudito de escrita. Ocorre com verbos no futuro do indicativo (Futuro do Presente > Ex: Dar-lhe-ei os pêsames ou Futuro do Pretérito > Ex: Procurar-me-iam se necessitassem), desde que não haja condições para a Próclise (a Próclise prevalece sobre a Mesóclise).

Ênclise

Por fim, a última possibilidade de colocação pronominal é a Ênclise, que consiste no encaixe do pronome após o verbo. Ocorre em períodos iniciados por verbos (Diga-me o que está acontecendo) ou após alguma pausa, como vírgulas (Ao entrar na sala, deixou-se conduzir pela música).

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Aula em vídeo – Modo Imperativo(Prof. Murilo)

  • Videoaula – Reforma Religiosa (Parte 2)(Prof. Pedro Sérgio)