Início / Videoaulas / Aulas de Língua Portuguesa / Aula em vídeo – Concretismo

Aula em vídeo – Concretismo

Prof. Lucas Limberti

Compartilhe

Acompanhe a videoaula sobre o Concretismo que o professor Lucas Limberti do Hexag Vestibulares apresenta para os estudantes que querem se aprofundar nesta importante manifestação literária brasileira da segunda metade do século XX.

O Concretismo tem suas bases em uma das vanguardas artísticas europeias que é o Cubismo e no Brasil ganha corpo com a Teoria da Poesia Concreta que compila textos e manifestos entre a década de 50 e 60. Os organizadores, teóricos e poetas são os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, além de Décio Pignatari que estruturam as bases do Concretismo que entre outras coisas, necessita dos aspectos visuais, fonéticos e verbais, criando uma geometrização das fontes e semânticas que se apropriam de maneira revolucionária dos espações em branco do papel.

Pontos fundamentais: a desintegração do verso onde o verso, como unidade do poema, deu lugar à palavra, que passou a ser manifestada em três dimensões, simultaneamente: Verbal (aspecto sintático e semântico); Oral (aspecto sonoro); Visual (aspecto gráfico).

A palavra libertou-se da distribuição linear da linguagem verbal e aproximou-se do imediatismo da comunicação visual; o espaço de papel passou a integrar o significado do poema. A proximidade com as artes plásticas e visuais provocou um “diálogo” entre poetas e pintores concretistas que, nos anos 1950, pontificaram no Brasil e fora dele. Técnicas próprias de outras artes passaram a ser utilizadas para compor o poema: colagens, desenhos, grafismos, fotografias, como é o caso do poema-código.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Previsão Fuvest 2016 – Gramática(Prof. Murilo)

  • Videoaula – Reação de Neutralização ou Salificação(Prof. Igor Saburo)