Início / Videoaulas / Aulas de Matemática / Videoaula – Equação de 2° grau (Soma e Produto)

Videoaula – Equação de 2° grau (Soma e Produto)

Prof. Gabs

Compartilhe

Resolvendo Equações de 2º Grau

O método de resolução mais comum e “tradicional” para as equações de segundo grau é a Fórmula de Bhaskara. Nesta videoaula, vemos uma outra forma de resolução muito mais direta e rápida mas que requer um pouco de treino, chamada de “Soma e Produto”.

Se você está disposto a treinar esse método, assista e aprenda a resolver as equações de segundo grau de uma forma bem direta, sem fazer muita conta, achando as raízes da equação mentalmente.

Primeiramente, para a aplicação do método, devemos lembrar que toda equação de segundo grau pode ser escrita na forma ax² + bx + c = 0, com a diferente de zero. Assim, podemos pensar que o soma das duas raízes da equação será sempre –b/a e o produto das mesmas será sempre c/a.

Como fazer Soma e Produto?

Dessa forma, a tarefa passa a ser muito simples. Dada a equação, temos que pensar em dois números cuja soma é –b/a e o produto c/a. Funciona como um método de tentativa e erro, ou seja, devemos “chutar” valores possíveis para chegar ao Conjunto Verdade que satisfaz a equação.

Exercícios Resolvidos de Equação de 2º Grau

Para o treinamento do método, o professor Gabs mostra quatro exemplos, deixando clara a ideia de tentativa e erro e descobrindo assim, com relativa facilidade, as raízes da equação. Em uma aplicação prática, o professor resolve uma questão de vestibular.

Vale a pena ressaltar que, para a resolução de equação de segundo grau por “Soma e Produto”, faz-se necessário bastante treino. Porém, os benefícios em ganho de tempo e agilidade são muito compensadores.

Confira mais videoaulas de matemática e outros assuntos na seção de videoaulas do Hexag Medicina.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Potência Elétrica(Prof. Solla)

  • Previsão Fuvest 2016 – Geografia do Brasil(Prof. Ricardo Rocha)