Início / Videoaulas / Aulas de Matemática / Videoaula – Triângulos Semelhantes

Videoaula – Triângulos Semelhantes

Prof. Cavalcante

Compartilhe

O professor Cavalcante, nesta videoaula de geometria, aborda um assunto de muita incidência nos vestibulares: figuras semelhantes e triângulos semelhantes.

Figuras Semelhantes

A ideia de semelhança é intuitiva e não fica difícil para o aluno perceber que duas figuras semelhantes são aquelas que possuem a mesma forma. Um dos elementos que garante a forma em uma figura é a medida de abertura dos ângulos. Porém, duas figuras podem ter a mesma medida de abertura dos ângulos e tamanhos diferentes.

Ângulos Iguais e Lados Proporcionais

Matematicamente, podemos afirmar que duas figuras são semelhantes se a medida dos ângulos for igual e a medida dos lados delas for proporcional.

Observando, na aula, o exemplo de dois hexagonos, temos que a medida dos ângulos é a mesma porém a medida dos lados não é proporcional, o que nos leva a concluir que as duas figuras não são semelhantes.

Triângulos Semelhantes

É importante destacar que a figura mais cobrada nos exames é o triângulo. No caso específico dos triângulos, basta que um par de ângulos seja congruente para que eles sejam semelhantes.

Lembrando que a soma dos ângulos de um triângulo é sempre 180°, se em dois triângulos um par de ângulos for congruente, o terceiro ângulo desses triângulos necessariamente também será.

Em dois triângulos semelhantes, qualquer par de medida em comprimento (lado, altura, perímetro etc) tem a mesma proporção.

Exercício Resolvido de Triângulos Semelhantes

Finalizando a aula, o professor Cavalcante resolve um exercício da Fuvest aplicando a teoria de triângulos semelhantes.

Confira mais videoaulas de Matemática aqui no Hexag Medicina para não deixar passar nada no vestibular.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Videoaula – O que é um mol?(Prof. Bode)

  • Videoaula – Islamismo(Prof. Pedro Sérgio)