Início / Videoaulas / Aulas de Química / Aula em vídeo – Oxidação Ozonólise

Aula em vídeo – Oxidação Ozonólise

Prof. Kocha

Compartilhe

Olá galera! Nesta continuação sobre o tema oxidação de alcenos, iremos ver como se dá a reação de ozonólise. Lembrando brevemente que alcenos são compostos que possuem uma ligação dupla (chamada ligação pi, p) entre os átomos de carbono, o que torna esse tipo de hidrocarboneto mais reativo do que os alcanos (compostos que só apresentam ligações simples entre carbonos).

Na ozonólise, como o próprio nome já nos dá uma dica, é uma reação que envolve entre outros compostos o ozônio, O3. Além do ozônio a reação é feita em presença de água e zinco (Zn) em pó. Nesta reação temos a quebra da ligação dupla totalmente (ligação p + ligação s), rompendo a cadeia de carbono nesta ligação. Para alcenos de cadeias abertas há formação de dois fragmentos que apresentarão o grupo carbonila. Caso esse fragmento gere um carbono primário teremos a formação de aldeído. Caso forme um fragmento com carbono secundário teremos uma cetona. Há formação também de água oxigenada, H2O2, um poderoso oxidante. Porém devido a presença do Zn em pó não teremos a oxidação de um possível aldeído em ácido carboxílico.

Em resumo, na ozonólise temos quebra da cadeia entre os carbonos da dupla ligação com a formação de aldeído(s) e/ou cetona(s).

Espero que gostem da videoaula e nos vemos em breve!

Até mais!

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Clima(Prof. Ricardo)

  • Aula em vídeo – Estações do Ano(Prof. William Oliveira)