Início / Videoaulas / Aulas de Química / Videoaula – Estudo Físico dos Gases

Videoaula – Estudo Físico dos Gases

Prof. J.Alves

Compartilhe

Os conceitos de gás, sólido e líquido podem ser considerados primitivos pois percebemos facilmente, por exemplo, que o ar que escapa do pneu furado de um carro é um gás, que uma pedra atirada numa vidraça é um sólido e que a água que sai do chuveiro na hora do banho é um líquido.

Propriedades dos Gases

Ao longo da história, os cientistas, principalmente os do século XVII, perceberam que as propriedades dos gases apresentavam enormes diferenças em relação às dos sólidos e dos líquidos. Assim, por chamarem tanto a atenção dos cientistas, começou-se um estudo bem aprofundado desse estado físico da matéria.

Vale destacar, dentre as propriedades dos gases, que:

– os gases sempre se expandem, ou seja, tem grande expansibilidade pois tendem a ocupar o volume total do recipiente que os contém;

– em igualdade de massas, os gases ocupam um volume muito maior que os sólidos e os líquidos;

– os gases tem grande difusibilidade, ou seja, sempre se misturam entre si;

– os gases tem grande dilatabilidade, ou seja, variam muito com a temperatura;

– os gases tem grande compressibilidade, ou seja, variam muito com a pressão.

Logo, nessa videoaula de Estudo Físico dos Gases veremos como trabalhar com as transformações entre as unidades de medida de volume, pressão e temperatura dos gases.

Principais Unidades de Volume

As principais unidades de volume são: metros cúbicos (m³), litros (L), mililitros (mL), centímetros cúbicos (cm³) e decímetros cúbicos (dm³). Para trabalhar com essas unidades precisamos lembrar das seguintes relações: 1m³ = 1000mL;       1L = 1000cm³; 1L = 1000mL; 1dm³ = 1mL e 1L = 1 dm³.

Unidades para Medir Pressão

A pressão dos gases é, normalmente, medida em milímetro de Mercúrio (mmHg) e atmosfera (atm). Para trabalhar com essas unidades precisamos lembrar da seguinte relação, ao nível do mar: 1atm = 760mmHg.

Unidades para Medir Temperatura

Já a temperatura dos gases pode ser medida nas escalas Kelvin (K) e Celsius (°C). Como no Brasil a temperatura é medida na escala Celsius, devemos acrescer 273 à essa temperatura para obtermos a correspondente em Kelvin. A relação para essa transformação é dada por : TK = T°C + 273.

Aqui no Hexag Medicina você também pode conferir outras videoaulas e se preparar melhor para o vestibular.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Ácidos de Arrhenius(Prof. J. Alves)

  • Divisão de Polinômios(Prof. Gabs)