Início / Videoaulas / Aulas de Sociologia e Filosofia / Dicas Enem 2015 – Sociologia e Filosofia

Dicas Enem 2015 – Sociologia e Filosofia

Prof. Alexandre Bacci

Compartilhe

Sociologia e Filosofia para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Já se passam alguns anos da presença de questões de Filosofia e Sociologia no ENEM. Sendo assim, já é possível antever os temas que podem aparecer na próxima avaliação.

O ENEM é uma avaliação nacional e reflete bastante o pensamento de seus idealizadores. As questões de Sociologia tem exigido do aluno a capacidade de discutir múltiplos temas, mas três deles são recorrentes: o capitalismo, o universo da cultura e os Estudos de Gênero.

Ele discute muito o aspecto mais desumanizador do capitalismo: sua tendência a privilegiar os mais fortes e ricos em detrimento dos mais fracos e pobres, além das próprias características das relações de trabalho.

O universo da cultura, principalmente o que muitos chamam de cultura popular, está sempre presente nas provas do ENEM: a Tropicália, a MPB, festas como o Bumba meu Boi ou o sincretismo religioso.

Uma quantidade crescente de questões que discute as transformações que a condição da mulher nas sociedades contemporâneas , tema conhecido como Estudos de Gênero, também pode ser observada.

Já na Filosofia, os idealizadores do ENEM parecem se concentrar nos filósofos clássicos gregos, em especial Platão e Aristóteles. Ambos pensadores dedicaram muito de seu tempo à ética, ou seja, ao código de princípios e valores que regem um grupo. As questões desta disciplina quase sempre apelam para a igualdade primordial entre os homens e a necessidade de que todos se submetam as mesmas leis.

Um outro tema que tem certa recorrência é o Iluminismo, principalmente quando esse se refere a Racionalidade como princípio orientador da ação humana.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Videoaula – Período Regencial(Prof. Pedro Sérgio)

  • Gramática para o Vestibular(Prof. Lúcia)