Início / Videoaulas / Aulas de Sociologia e Filosofia / Aula em vídeo – Emile Durkheim

Aula em vídeo – Emile Durkheim

Prof. Alexandre Bacci

Compartilhe

Emile Durkheim: As Regras do Método Sociológico

A sociologia é normalmente definida como a ciência da sociedade e foi o pensador francês Emile Durkheim (1858 – 1917) o primeiro a propor o que até hoje o  modus operandi da sociologia:  o estudo dos fatos sociais de modo sistemático, experimental e principalmente através de metodologia consagrada. Ao definir esses parâmetros, Durkheim criou o que nós conhecemos hoje como Sociologia, e toda essa concepção foi feita no seu mais famoso trabalho: As Regras do Método Sociológico.

Emile Durkheim: O Suicídio

Como que querendo demonstrar seu método, Durkheim escreve O Suicídio. Um fato social como a auto-interrupção  de uma vida poderia a princípio não ser considerado objeto de estudo da Sociologia. Contrariando expectativas, Durkheim brilhantemente enquadra os suicídios em três tipos:

 → Suicídio egoísta:  o indivíduo não vê mais sentido na vida. Os valores individuais superam os coletivos
 → Suicídio altruísta: o indivíduo se suicida em prol de outro (s), como em um salvamento, ou durante uma guerra.
 → Suicídio anômico: A anomia social descrita por Durkheim é aquela do caos, onde todas as regras sociais deixam de fazer sentido. Observável em momentos de crise aguda.

Além das tipificações sociais dos suicídios, Durkheim também criou outro importante conceito: o da solidariedade mecânica (típico das sociedades tradicionais) e a solidariedade orgânica (típica das sociedades modernas).

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Videoaula – Como Fazer Uma Dissertação(Prof. Sérgio)

  • Vegetação do Brasil(Prof. Penápolis)