Abaporu: saiba a importância dessa obra modernista da artista Tarsila do Amaral - Hexag Medicina
30/10/2023 Artes

Abaporu: saiba a importância dessa obra modernista da artista Tarsila do Amaral

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Abaporu: saiba a importância dessa obra modernista da artista Tarsila do Amaral

Abaporu, obra de autoria de Tarsila do Amaral, é uma das mais conhecidas no mundo. A composição se destaca pelo uso das formas surrealistas e das cores nacionais (azul, amarelo e verde). O escritor modernista Oswald de Andrade redigiu o Manifesto Antropófago inspirado por essa tela. 

A obra Abaporu

O quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral (1886-1973), de 1928 se caracteriza pelo uso das cores nacionais:

  • O verde no cacto;
  • O amarelo no Sol;
  • O azul no céu. 

Uma vez que as cores da bandeira brasileira se encontram na obra, Abaporu possui um aspecto nacionalista. O personagem principal da tela possui pele morena e tem como função representar a miscigenação brasileira. 

Esse indivíduo está representado com o rosto apoiado sobre a mão, algo que indica atitude reflexiva. Também pode ser interpretado como uma referência à escultura “O pensador” de Auguste Rodin (1840-1917).

Nessa pintura, Tarsila estabelece uma conversa direta entre a tradição e a inovação. Outra observação interessante a respeito de Abaporu é o uso de traços surrealistas. A figura humana principal possui as suas formas do corpo desproporcionais. É uma figura distante da realidade, tem um aspecto mais onírico. 

Qual é a história da obra Abaporu? 

Tarsila do Amaral foi casada com o escritor Oswald de Andrade (1890-1954), entre os anos de 1926 e 1929. A tela Abaporu foi dada como um presente ao escritor, em 11 de janeiro de 1928, data do seu aniversário. Ao ver a tela, Oswald se empolgou e interpretou o personagem como a figura de um antropófago. 

Após uma consulta a um dicionário, o casal nomeou a tela como “Abaporu”. Os termos aba e poru tem origem tupi-guarani e significa, respectivamente, “homem” e “que come”. Foi a pintura de Tarsila que inspirou Oswald a redigir o Manifesto Antropofágico.

O que foi o movimento antropófago?

O movimento antropófago (ou antropofágico) está associado à primeira fase do modernismo no Brasil. Em 1928, Oswald de Andrade redigiu as bases desse movimento através do Manifesto Antropófago. Em linhas gerais, esse documento defende que haja um tipo de antropofagia cultural.

Um dos pontos essenciais desse movimento é ser contrário ao nacionalista radical. Oswald evidencia em seu texto que compreende e aceita que a cultura brasileira é o resultado de diferentes influências. 

O escritor propõe que a influência estrangeira deve ser, metaforicamente, “comida”. Em outras palavras, o movimento antropófago se baseia na ideia de assimilar o que há de bom na cultura estrangeira. 

O texto do manifesto fala sobre o quanto podemos perceber a influência estrangeira na cultura brasileira, especialmente a de Portugal. Contudo, mesmo assim também há elementos que tornam a cultura brasileira única. 

Segundo o escritor, existe uma “felicidade” que é anterior à chegada dos portugueses. Também há trechos que demonstram como o brasileiro transforma elementos estrangeiros para algo tipicamente nacional.

Qual a importância da obra modernista Abaporu?

Abaporu é uma obra dos primeiros anos do modernismo brasileiro e se tornou um dos símbolos desse movimento artístico. Mais do que uma obra fundamental do modernismo é também uma tela com forte caráter nacionalista e que reforça a identidade do povo brasileiro. 

Há um enaltecimento da identidade do povo brasileiro e a valorização da diversidade cultural resultante da miscigenação. Havia o desejo, por parte dos modernistas, de estabelecer uma arte genuinamente brasileira. 

A tela Abaporu passou a ser o principal símbolo do movimento antropófago e uma das imagens mais emblemáticas do modernismo brasileiro. Esse quadro ainda gera grande reflexão sobre a identidade nacional. Os modernistas propunham construir uma identidade brasileira a partir também das influências estrangeiras. 

Biografia de Tarsila do Amaral

A autora de Abaporu, nasceu em Capivari, São Paulo, no dia 1° de setembro de 1886. Alguns anos mais tarde, ela estudou no colégio Sacré-Coeur de Jésus, em Barcelona, na Espanha. Foi nesse período que ela começou a pintar. 

Retornou ao Brasil, em 1906 e se casou pela primeira vez com André Teixeira Pinto com quem teve uma filha chamada Dulce. Em 1920, quando já havia se divorciado, estudou na Academia Julian, em Paris. 

Aderiu ao movimento modernista, em 1922. Iniciou o namoro com o escritor modernista Oswald de Andrade nesse período. Os dois moraram na Europa durante alguns meses e retornaram ao Brasil em 1923.

Tarsila do Amaral foi uma das grandes pintoras brasileiras e também diretora da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 17 de janeiro de 1973, faleceu em São Paulo, capital. 

Resumo sobre Abaporu

  • Abaporu é uma tela de autoria da pintora modernista Tarsila do Amaral. 
  • A obra possui viés nacionalista.
  • O quadro valoriza a miscigenação brasileira. 
  • Tarsila do Amaral produziu a obra como um presente para o escritor Oswald de Andrade. 
  • Oswald foi inspirado pelo quadro a redigir o Manifesto Antropófago. 
  • O movimento antropófago tem como um de seus objetivos valorizar a multiplicidade cultural brasileira.

Gostou de conhecer mais sobre o quadro Abaporu? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog