Saiba o que é concretismo
O Concretismo é um movimento artístico e uma corrente literária que tem como características principais a objetividade e o uso experimental do espaço. Surgido no século XX, esse movimento foi um reflexo da realidade pautada fortemente pela racionalidade e avanços tecnológicos.
O que é Concretismo?
O século XX foi marcado por grandes saltos tecnológicos e pelo foco na racionalidade. Ao longo do século passado ocorreram duas guerras mundiais e a ameaça de uma guerra nuclear. O Brasil viveu a política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek (1902-1976), um fator de impulso para o movimento.
O Concretismo foi um movimento surgido nesse contexto que tem como principais características a objetividade e o trabalho experimental com o espaço. O marco inicial da poesia concreta brasileira foi a publicação da revista “Noigandres”, em 1952.
Os responsáveis pela publicação eram os poetas Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. Porém, o lançamento oficial do Concretismo no Brasil se deu em 1956 com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo.
O poeta boliviano Eugen Gomringer (na Suíça) e o poeta brasileiro Öyvind Fahlström (na Suécia) são considerados cofundadores do Concretismo. Um movimento artístico que promoveu importantes mudanças na forma de fazer arte.
Contexto histórico do Concretismo
- Movimentos ultranacionalistas como o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha se fortaleceram após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
- Esse cenário contribuiu para a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
- Por sua vez, essa guerra acarretou o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.
- O continente europeu passou por um grande processo de reconstrução.
- O mundo se dividiu em dois grandes blocos, um capitalista e outro socialista, liderados, respectivamente, por: Estados Unidos e a extinta União Soviética.
- Teve início então a Guerra Fria (1947-1991).
- Nos Estados Unidos havia a perseguição e prisão de supostos comunistas americanos, o que foi chamado de macarthismo (1950-1957).
- Na União Soviética, havia censura e a perseguição dos opositores do regime.
- Cuba tornou-se um país socialista após a Revolução Cubana liderada por Fidel Castro (1926-2016).
- O Brasil se posicionou ao lado dos Estados Unidos.
- Getúlio Vargas cometeu suicídio em 1954 dando início a um novo capítulo da história do Brasil.
- Juscelino Kubitschek foi eleito presidente e deu início a construção de Brasília e a uma política desenvolvimentista.
- O cinema e a televisão foram utilizados, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, como forma de incentivo do consumo capitalista.
- Assim teve início o período da Pós-Modernidade focada no consumo exagerado e vazio existencial.
Características do Concretismo
A arte concreta surgiu no começo do século XX, antes do movimento literário concretista. Seu marco inicial foi a publicação do Manifesto da Arte Concreta pelo holandês Theo van Doesburg (1883-1931). Suas principais características são:
- Temática universal;
- Simplicidade;
- Geometrismo;
- Anti-Impressionismo;
- Linguagem autônoma;
- Antissentimentalismo;
- Objetividade;
- Planejamento;
- Oposição à arte abstrata;
- Antirregionalismo;
- Valorização da técnica e dos elementos formais;
- Antinacionalismo;
- Metalinguagem (a obra representa a si mesma);
- Não representação da natureza;
- Defesa da especificidade de cada setor artístico.
Conheça os principais autores do Concretismo
A poesia concreta surgiu, paralelamente, no Brasil, na Suécia e na Suíça. Porém, as suas principais características foram desenvolvidas em território brasileiro. Na Suíça, o poeta boliviano Eugen Gomringer foi o grande responsável pela divulgação da poesia concreta.
Os principais nomes da poesia concreta no Brasil são: Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. Eles são os autores do Plano-piloto para a poesia concreta (1958), um manifesto em que eles apontam os precursores da poesia concreta:
- O francês Stéphane Mallarmé (1842-1898);
- O francês Guillaume Apollinaire (1880-1918);
- O irlandês James Joyce (1882-1941);
- O americano Ezra Pound (1885-1972);
- Oswald de Andrade (1890-1954)
- João Cabral de Melo Neto (1920-1999).
O brasileiro Öyvind Fahlström (1928-1976) também é considerado um dos fundadores da poesia concreta, junto aos irmãos Campos e a Décio Pignatari. Fahlström foi o principal divulgador do movimento na Suécia.
Concretismo no Brasil
Em 1952, os poetas Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos formaram um grupo chamado “Noigandres”, em São Paulo. Esse também foi o título da revista criada pelo grupo e que foi o marco inicial da poesia concreta no Brasil. Eles acreditavam que a poesia deveria refletir a sociedade moderna.
O lançamento oficial do Concretismo brasileiro ocorreu na Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna em São Paulo. Artistas nacionais de vanguarda, das artes visuais e da poesia concreta, expuseram suas obras. A exposição contou com cartazes-poemas, desenhos, pinturas, esculturas e desenhos.
Características da poesia concreta
As principais características da poesia concreta são:
- Experimentação estrutural ou formal;
- Valorização da materialidade das palavras;
- Ausência de versos;
- Defesa do poema-objeto;
- Rompimento com a poesia lírica;
- Exploração do espaço da página;
- Oposição à poesia intimista;
- Uso de elipses;
- Exploração da metalinguagem;
- Ressignificação do espaço em branco da página;
- Caráter verbivocovisual (palavra, imagem e som);
- Disposição não linear dos vocábulos;
- Preocupação com a ordenação das palavras;
- Signo visual e plurissignificativo;
- Autonomia estética independente das subjetividades.
Neoconcretismo
Alguns artistas romperam com o Concretismo, em 1959, por meio da publicação do Manifesto Neoconcreto. Um desses artistas foi o poeta Ferreira Gullar que caracterizou a nova estética, como:
- Poema não objeto, apenas se realiza ao ser lido;
- Arte interativa e participativa;
- Expressionista em oposição à objetividade;
- Poesia temporal, contrária a universalidade concreta;
- Antipositivismo, contrária aos excessos racionais concretistas.
O ponto diferencial dessa nova estética da anterior é a interação entre obra e receptor. Os livros-poemas de Ferreira Gullar são um bom exemplo. O sentido da obra nesses livros vai se construindo à medida que o leitor passa pelas páginas.
Gostou de saber mais sobre o Concretismo? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!