Saiba tudo sobre o movimento artístico fauvismo
O fauvismo passou a ser considerado um movimento artístico em 1905, contudo, teve seu início em 1901. Tendência artística associada a pintura, o fauvismo se caracteriza pelo uso de cores puras, intensas e sem misturas. Os temas escolhidos eram leves, tranquilos e mostravam a beleza cotidiana. Continue lendo e saiba mais.
Por que o movimento artístico se chama fauvismo?
A tendência artística que se tornou conhecida como fauvismo nasceu em 1901. Contudo, o movimento artístico recebeu esse nome apenas em 1905. A nomenclatura surgiu a partir de um comentário negativo feito pelo crítico artístico Louis Vauxcelles.
Vauxcelles comparou um quadro exibido no Salão de Outono (exposição de arte anual de Paris) com pinturas de feras (fouves). Essa obra era parte de uma exposição que se caracteriza pelo uso de cores expressivas arbitrariamente. Apesar de o comentário ter sido depreciativo, o nome se tornou a denominação desse estilo.
Contexto histórico do fauvismo
A forma de fazer arte mudou consideravelmente com a Revolução Industrial. Os artistas daquele período desejavam representar em suas pinturas as sensações e o espírito livre da sociedade. As principais inspirações eram artistas com grande ardor passional como Gauguin e Vincent van Gogh.
O homem, representado pelos fauvistas, estava em seu estado primitivista e natural. Suas emoções e subjetividades eram apresentadas com grande expressividade. Inclusive a qualidade da expressividade era mais relevante do que a composição da pintura. Cores vibrantes eram usadas mesmo que não estivessem de acordo com a realidade.
Os fauvistas objetivavam apresentar uma arte leve e dessa forma não faziam críticas sociais ou políticas. Os temas deprimentes eram evitados, não havia um manifesto ou um movimento organizado.
Características do fauvismo
As características do fauvismo estão relacionadas às cores e ao movimento dos pincéis na tela. Confira abaixo algumas das características centrais:
- Uso de cores fortes como vermelho, roxo e amarelo.
- As cores eram utilizadas de maneira arbitrária, sem equivalência com a realidade.
- As cores eram usadas em estado puro sem o preto ou o branco agregado.
- As pinceladas largas e espontâneas eram usadas para criar uma sensação de profundidade.
- Os temas tinham como foco a representação da vida cotidiana com leveza.
- A ideia era que as cores transmitissem alegria, tranquilidade e emoções positivas.
- As obras eram criadas com impulsividade e experimentação, não havia necessidade de fazer longos estudos.
- A estética do fauvismo era primitivista, não se preocupava com o real.
- Não havia preocupação em fazer crítica social ou política.
Principais artistas do fauvismo
Os principais nomes de inspiração para os artistas do fauvismo eram: Paul Gauguin (1848-1903) e Van Gogh (1853-1890). As cores marcantes e as pinceladas fortes de ambos os artistas contribuíram para a criação da estética fauvista. Porém, outros artistas participaram e influenciaram o fauvismo, confira abaixo.
Henri Matisse
O francês Henri-Émile-Benoît Matisse, nascido em 31 de dezembro de 1869, é considerado o “pai do fauvismo”. Ele foi pintor, gravurista, desenhista e escultor. As obras de Matisse são variadas, indo de retratos a composições de imagens.
Os desenhos do artista eram fluidos e suas pinturas usavam cores puras. Matisse fez Direito e trabalhou no tribunal de Le Cateau-Cambrésis. A mãe do artista o presenteou com tintas e telas em 1889, foi nesse momento que ele começou a pintar.
Em 1891, retornou para a faculdade para estudar arte. Em 1903, o pintor participou do Salão de Outono. Porém, foi somente em 1905 que se tornou conhecido como o líder do fauvismo. Confira a seguir as principais obras de Matisse:
- “Mulher lendo” (1894);
- “Retrato de Madame Matisse” (1905);
- “Mulher com chapéu” (1905);
- “Madame Yvonne Landsberg” (1914), entre outras.
Albert Marquet
Albert Marquet foi outro precursor do fauvismo tendo exposto algumas de suas obras no Salão de Outono junto a Matisse. Embora não utilizasse cores vibrantes como seus pares, Marquet, usava o branco e o cinza com grande expressividade. Tinha controle fino do desenho e usava a perspectiva mais do que os outros fauvinistas.
Marquet nasceu em 1875, em Bordeaux, e se mudou para Paris em 1890. Conheceu Matisse e se tornou seu amigo ao entrar na escola de artes. Viajou pela Europa e Norte da África. Essas viagens influenciaram o seu trabalho artístico, suas obras mais importantes são:
- “The Pont Saint-Michel and Notre Dame” (1905);
- “Caballo en Marsella” (1916);
- “The Port of La Rochelle”,
- “Low Tide” (1920) e outras.
Outros artistas do fauvismo
- Paul Cézanne;
- Georges Braque;
- Andre Derain;
- Maurice de Vlaminck;
- Jean Puy;
- George Rouault;
- Raoul Dufy;
- Kees Van Dongen.
Fauvismo no Brasil
O movimento artístico fauvismo durou pouco tempo e permaneceu mais restrito à Europa. Sendo assim, teve pouca influência nas artes do Brasil. Porém, podemos citar o pintor Artur Timóteo que iniciou um trabalho com cores marcantes e estilo fauvista após ter passado um tempo na França.
Gostou de saber mais sobre o movimento artístico fauvismo? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!