15/02/2021 Atualidades

A importância de escrever corretamente

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
A importância de escrever corretamente

A escrita é uma habilidade fundamental nos mais diferentes contextos e profissões. Na medicina, em especial, tem um papel importante por diversos motivos. Faz parte da rotina de um médico escrever receituários, artigos, trocar e-mails, entre outras tarefas. Além disso, saber escrever corretamente também beneficia a leitura, que é mais uma habilidade comum a essa área.

Precisamos falar sobre isso porque muitos estudantes acham que não precisam se dedicar aos estudos da língua portuguesa por não ter uma ligação direta com a profissão que escolheram. E a verdade é que a língua está presente em todas as profissões, mesmo que em menor ou maior grau. Siga a leitura para entender a importância da prática da escrita para todos.

Por que escrever corretamente é importante?

Escrever corretamente é importante por vários motivos, afinal, se trata de uma forma de comunicação que faz parte do dia a dia de várias profissões. Inclusive, a escrita é um quesito que as empresas e clientes costumam considerar, mesmo que sem perceber, para contratar ou não os serviços de um profissional.

Veja, a seguir, alguns dos principais motivos que mostram a importância da boa escrita.

Transmite seriedade e credibilidade

Talvez você nunca tenha ouvido uma pessoa dizer que escolheu se consultar com determinado médico porque ele escreve corretamente. Entretanto, é bastante comum que alguém duvide da capacidade de um profissional ao ler algo mal escrito de autoria dele.

A boa escrita transmite seriedade e credibilidade, especialmente no mundo digital em que vivemos, em que muitos profissionais estão presentes nas redes sociais. Enviar e-mails e criar postagens bem escritas contribui para a criação de uma imagem de confiança perante a sociedade e o mercado.

Possibilita que se expresse bem

Uma pessoa pode se expressar muito bem falando, mas se ela não tiver desenvoltura com a escrita pode perder grandes oportunidades. Quando se tem confiança ao escrever, fica mais fácil organizar as ideias para registrá-las, seja para escrever um artigo científico, um e-mail ou uma redação de um processo seletivo.

Evita mal entendidos gerados por ambiguidades

Pessoas que não conseguem se expressar corretamente através da escrita podem acabar criando mal entendidos. Existem palavras que, se mal posicionadas, podem abrir margem para dupla interpretação.

Na frase: “Maria quebrou o braço ao sentar na cadeira”, qual braço foi quebrado, o de Maria ou da cadeira? Viu só como uma frase mal formulada pode gerar dúvidas? Em um contexto profissional pode resultar em diversos tipos de problemas.

Faz parte do dia a dia de diversas profissões

A escrita está presente na vida do médico, do engenheiro, do professor, do advogado, do recepcionista, do auxiliar administrativo. Achar que não precisa aperfeiçoar essa habilidade por não ter escolhido uma profissão diretamente ligada à língua portuguesa é um grande equívoco.

A escrita tem um grande peso em processos seletivos

Até aqui falamos sobre o dia a dia das profissões, mas devemos nos lembrar que aqueles que ainda não entraram na universidade devem cuidar da escrita porque ela possui um grande peso nos vestibulares e no Enem. Além disso, para os profissionais formados a escrita também pode ser exigida em concursos e, até mesmo, em processos seletivos para vagas de emprego.

Dicas para escrever corretamente e melhorar essa habilidade

Agora que você já sabe a importância de escrever corretamente, confira algumas dicas que irão te ajudar a desenvolver essa habilidade para se comunicar bem através da escrita.

Adote o hábito da leitura

A primeira coisa a se fazer para melhorar sua habilidade de escrita é adotar o hábito da leitura. Se já lê com frequência, ótimo, se ainda não, comece a fazer isso por cerca de dez minutos por dia. Escolha livros com temas do seu interesse, isso é fundamental para se manter motivado até que se torne realmente parte da sua rotina.

Escreva de forma objetiva

Um grande problema de escrita e que gera a ambiguidade citada anteriormente é registrar as ideias de forma confusa. Prefira sempre a objetividade, claro, mantendo a cortesia se estiver escrevendo uma mensagem para alguém. Evite florear demais as ideias, isso pode acabar fazendo com que se perca no meio das frases.

Pesquise quando tiver alguma dúvida

Há alguns anos, era preciso estar com um dicionário sempre à mão para pesquisar a grafia correta e o significado das palavras. Hoje, é possível fazer isso com apenas alguns cliques em um computador ou celular. Desfrute dessa facilidade e pesquise palavras ou regras ortográficas sempre que estiver em dúvida. Assim, irá aprender algo novo a cada pesquisa realizada.

Pratique

Para desenvolver qualquer tipo de habilidade é preciso praticar e com a escrita não é diferente. Se está se preparando para o Enem ou vestibular, treine escrevendo redações de temas que já foram ou costumam ser cobrados nessas provas. Quanto mais treinar, mais irá aprender e mais confiança irá adquirir para escrever qualquer tipo de texto.

Para conferir mais dicas para ter um bom desempenho no Enem e no vestibular, navegue pelo blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog