04/11/2020 Atualidades

Aprendendo mais sobre a diversidade cultural brasileira

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Aprendendo mais sobre a diversidade cultural brasileira

Cada país tem a sua cultura, o que inclui suas crenças, os costumes, a arte, a culinária, as tradições, enfim, todos os elementos que são a marca registrada de um povo. Em se tratando da diversidade cultural brasileira, cada região tem um conjunto de hábitos que se tornou marcante. Aqui, a diversidade cultural é grande por alguns motivos, como a extensão territorial, o clima de cada região, a influência de estrangeiros, entre outros fatores.
 
Ao longo deste artigo iremos falar mais a respeito da grande riqueza cultural do Brasil e os principais costumes de cada região. Continue a leitura e saiba mais sobre esse patrimônio do nosso país.

A diversidade cultural brasileira em cada região

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com isso, é natural que o povo de cada localidade tenha seus próprios costumes. Veja, a seguir, um pouco mais a respeito da cultura de cada região.

Região Centro-Oeste

A região é composta pelos seguintes estados: Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. As maiores influências do Centro-Oeste do Brasil vêm dos estados de São Paulo e Minas Gerais, da região Sul, dos territórios indígenas, da Bolívia e Paraguai, por conta da proximidade com essas regiões.
 
Entre as principais manifestações culturais podemos citar:
 
Cavalhadas – Celebração de origem portuguesa em que cavaleiros se apresentam com roupas em estilo medieval e portando lanças. É uma das atrações da festa do Divino, que acontece todos os anos em Pirenópolis, Goiás.
 
Procissão do Fogaréu – Procissão católica tradicional da cidade de Goiás, antiga capital do estado) que acontece na Quinta-feira Santa durante a madrugada.
 
Cururu – Dança folclórica originária do estado de São Paulo que se tornou forte na região Centro-Oeste, especialmente nas festas de São Benedito e do Divino.
 
Culinária típica – Entre os principais pratos típicos da região Centro-Oeste estão: arroz com pequi, empadão goiano, sopa paraguaia, pamonha, peixes encontrados no Pantanal (dourado, pacu, pintado etc.), arroz Maria Isabel, entre outros.

Região Nordeste

Formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a região Nordeste coleciona diversos costumes, como:
 
Bumba Meu Boi – Festa tradicional que está presente em vários estados do Nordeste, gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi, misturando personagens humanos e fantásticos.
 
Festa de Iemanjá – Ocorre todos os anos no dia 2 de fevereiro na Praia do Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia. É uma forma de homenagem à Iemanjá, que é considerada a Rainha do Mar.
 
Culinária típica – Alguns pratos que representam a cultura nordestina são: tapioca, vatapá, caruru, acarajé, buchada de bode, sarapatel, feijão-verde, carne de sol, cocada, entre outros.

Região Norte

Uma região que conta com diversos eventos típicos, é formada pelos seguintes estados: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará. Veja quais são as principais manifestações culturais do Norte do Brasil.
 
Festival de Parintins – Reconhecida como a mais popular festa de bumba meu boi do Brasil.
 
Círio de Nazaré – Procissão católica em que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é levada pelos fiéis até a Praça Santuário de Nazaré.
 
Culinária típica – Este é um quesito que possui uma influência indígena muito forte, por isso a presença de muitos pratos à base de peixe e mandioca, como: tucupi, tacacá, camarão seco, jambu, maniçoba, entre outros.

Região Sudeste

Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo são os estados que formam a região Sudeste do Brasil. Em se tratando de manifestações culturais, podemos citar:
 
Festas do peão – Essas festas geralmente contam com a presença de artistas sertanejos e competições com animais, como rodeios e outros tipos de torneios.
 
Festa junina – Apesar do nome, também podem acontecer em julho, são realizadas em escolas, na rua, em igrejas, empresas. Costumam contar com uma apresentação de quadrilha e várias comidas típicas, geralmente à base de milho e amendoim.  
 
Carnaval – O carnaval está presente em todos os estados brasileiros, mas é bastante marcante na região sudeste, principalmente por conta dos blocos de rua.
 
Culinária típica – A variedade culinária dessa região é muito grande e cada estado tem os seus próprios hábitos. Os principais pratos são: feijoada (Rio de Janeiro), feijão tropeiro (Minas Gerais), virado à paulista (São Paulo) e moqueca capixaba (Espírito Santo).

Região Sul

A região Sul do Brasil inclui os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As maiores influências culturais da região foram os imigrantes italianos e alemães, o que pode ser percebido nos tópicos a seguir:
 
Oktoberfest – Festa tradicional alemã que conta com a sua versão brasileira em diversas cidades da região Sul. Tem como foco uma bebida tradicional do país europeu: a cerveja.
 
Festa da Uva – Evento de influência italiana que ocorre a cada dois anos em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para comemorar a produção agroindustrial da região.
 
Culinária típica – O destaque da culinária sulista fica para o tradicional churrasco gaúcho. Outras opções incluem: pirão de peixe, barreado, marreco assado e o chimarrão.
 
Vale lembrar que a diversidade cultural brasileira é imensa e aqui apresentamos apenas alguns tópicos. É interessante fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre cada estado para conhecer mais a respeito da cultura do nosso país e conseguir responder com facilidade questões relacionadas ao tema no Enem e nos vestibulares.

Para conferir outros conteúdos informativos fique ligado no Blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog