03/01/2022 Atualidades

Desafios para a inclusão digital da terceira idade

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Desafios para a inclusão digital da terceira idade

A inclusão digital da terceira idade é um tema socialmente relevante, pois consiste em integrar essa parcela da população ao ritmo da vida moderna. Para as crianças de hoje, o smartphone é um velho conhecido. Porém, durante boa parte da vida dos idosos esses aparelhos não existiam. Logo, temos uma situação em que os mais jovens já nascem em contato com as facilidades proporcionadas pela tecnologia enquanto os mais velhos precisam aprender como utilizá-la. 

O que é comum para crianças e jovens adultos é algo totalmente novo para quem chegou à terceira idade. Esse desafio constante para usar o aplicativo do banco ou fazer compras online pode acabar afastando os idosos da tecnologia. Continue lendo para saber mais sobre esses desafios. 

Inclusão digital na terceira idade: conheça os principais desafios para

Nas últimas décadas, vivenciamos um processo acelerado de desenvolvimento tecnológico que se refletiu em consideráveis mudanças do estilo de vida. A forma como fazemos compras, nos comunicamos e organizamos nossa rotina é totalmente diferente de como acontecia nas décadas de 1940 e 1950, por exemplo. 

Atualmente, podemos resolver boa parte das nossas demandas com alguns cliques no smartphone. Trata-se de uma grande facilidade que nos poupa tempo e permite que sejamos mais produtivos. No entanto, nem para todo mundo essa forma de resolver as coisas parece ser a mais simples. Os jovens e adultos vivenciaram parte ou a vida toda dentro desse paradigma, então, não parece nada misterioso usar a tecnologia.

Mas, para aqueles que passaram mais anos no “modo antigo de fazer as coisas” pode ser complexo e muitas vezes frustrante esse sistema de aplicativos e teclas. Para se ter uma ideia, conforme dados da Pew Research Center, de aproximadamente 29 milhões de brasileiros idosos, apenas 5 milhões estão conectados. Isso quer dizer que mais de 80% da população da terceira idade do Brasil não aproveita os benefícios da tecnologia.

Conheça os principais desafios que contribuem para essa desconexão dos idosos. 

Rotina analógica

A população que está na terceira idade viveu boa parte da sua vida em um estilo analógico de resolver suas pendências. Deixar de fazer coisas simples da forma como sempre fez para de repente utilizar um sistema que demanda algum conhecimento prévio é um grande desafio. 

A adaptação a um universo tão diverso do seu pode não parecer atraente nesse contexto. Tem ainda o fato de que muitos idosos, especialmente aqueles com idade mais avançada, não se sentem confortáveis diante de telas devido a problemas de visão, por exemplo. 

Falta de auxílio

Nem todo idoso tem um familiar ou amigo que possa auxiliá-lo nessa incursão ao universo digital. Quando precisamos aprender algo novo, é fundamental contar com a ajuda de alguém que conheça o assunto. O ideal é que os mais jovens olhem para seus familiares mais velhos com carinho e os ensinem.

Como é um sistema totalmente novo para quem está na terceira idade, é importante ter paciência para passar a orientação. Ensinar os avós, tios e até mesmo amigos mais velhos a utilizar as facilidades digitais é uma forma de promover uma troca de experiências. Lembre-se de que os mais velhos também têm muito para ensinar.

Quais as vantagens da inclusão digital da terceira idade?

A inclusão digital dos idosos é importante por uma série de fatores, a seguir iremos explanar sobre os principais. 

Descobertas

Estar conectado propicia acesso a um universo infinito de possibilidades, que vão desde acompanhar a vida de familiares que moram longe até desenvolver habilidades assistindo a vídeos tutoriais.

Quantas vezes você buscou no Google o significado de alguma palavra? O acesso a respostas que a tecnologia nos oferece não pode ser negado a pessoas da terceira idade.

Manutenção de relações afetivas

A pandemia do novo coronavírus nos fez perceber ainda mais a relevância de poder fazer videochamadas e trocar mensagens pelas redes sociais com nossos familiares. Os idosos, um dos grupos de risco da Covid-19, conectados, puderam manter as relações afetivas com a família e amigos. Fora do contexto da pandemia esse contato já é crucial, imagine então em um cenário como esse.

Forma de agregar os idosos à sociedade

Incluir os idosos digitalmente é fundamental para agregá-los à sociedade, garantindo que tenham funções e se sintam produtivos. Poder conferir seu saldo do banco a qualquer momento sem precisar da ajuda de terceiros ou fazer o pedido de uma refeição por um aplicativo de entrega pode parecer algo simples, mas tem grande valor para quem adquire essa liberdade. 

Ter acesso e saber usar as ferramentas tecnológicas pode ajudar, inclusive, a manter a segurança dos idosos. Se houver um acidente, é possível que eles enviem mensagens para familiares, contatem ajuda e principalmente se mantenham calmos por estarem conectados com alguém durante esse período. 

A inclusão digital da terceira idade é essencial para o bom funcionamento da sociedade!

Retornar ao Blog