Início / Blog / Atualidades / Hexag Indica – 20 filmes para quem quer fazer Medicina

Hexag Indica – 20 filmes para quem quer fazer Medicina

Responsive Image

Nem só de livros e aulas vive o vestibulando. Se divertir com os amigos e a família também é muito importante para relaxar a mente e estimular a criatividade. Uma maneira muito legal de curtir o tempo livre é assistindo a séries e filmes. E por que não escolher títulos que tenham a ver com a sua maior paixão? Por isso, o Hexag Indica traz 20 filmes para quem quer fazer Medicina. Confira!
 

1 – Tempo de Despertar (1990) 

 
Robin Williams interpreta Malcolm Sayer, um neurologista de um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes aparentemente catatônicos, mas sente que eles estão apenas “adormecidos” e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Entre eles está Leonard Lowe (Robert De Niro), que responde positivamente ao tratamento ao tratamento sugerido por Sayer.
 


 

 2 – O Homem Elefante (1980)

 
Neste clássico de 1980, John Merrick (John Hurt) é um portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado até então, tendo 90% do corpo deformado. Exibido como monstro em circos e considerado débil mental pela sua dificuldade de falar, é salvo por um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins). 
 


 

3 – Um golpe do destino (1991) 

 
Fala sobre a sensibilidade entre médicos e pacientes. Conta a história Jack Mckee (William Hurt), um cirurgião completamente desconectado emocionalmente de sua família e das pessoas que opera. Ao desenvolver um tumor maligno, ele começa a ver a vida da perspectiva de um paciente muito especial. 
 


 

4 – E a vida continua (1993)

 
E por que não ver um documentário? Neste de 1993 é possível observar a busca da comunidade médica por informações precisas a respeito do vírus do HIV, considerado uma das maiores epidemias do século 20.


 

5 – Patch Adams: o Amor é Contagioso (1998)

 
Este adorável filme conta a história de Hunter Adams (Robin Williams), um estudante de medicina que utiliza métodos mais humanizados ao tratar seus pacientes, pouco convencionais para a época. Ele acaba desagradando pessoas importantes que tentam prejudicá-lo.
 


 

6 – Quase Deuses (2004)

 
Traz à tona questões raciais que impediam negros de seguir a carreira médica na década de 1930. Baseado em uma história real, conta os desafios de Vivien Thomas (Mos Def), um hábil marceneiro que torna-se funcionário do dr. Alfred Blalock (Alan Rickman). O médico pesquisador logo descobre a inteligência privilegiada de seu funcionário e os dois acabam fazendo um parceria incomum para salvar vidas. Mas Thomas nem sempre é reconhecido pelas suas conquistas.
 


 

7 – O Escafandro e a Borboleta (2007) 

 
Neste drama, Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos e é um apaixonado pela vida. Subitamente, ele tem um derrame cerebral e acorda 20 dias depois com uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto e forma palavras, frases e até parágrafos. 
 


 

8 – Sicko – S.O.S Saúde (2007) 

 
Com um nome bem sugestivo, já que ‘Sicko’ vem do termo ‘sick’, que em inglês significa doente, o documentário fala sobre o deficiente sistema de saúde norte-americano.
 


 

9 – The english surgeon (2007)

 
É um documentário sobre a vida do neurocirurgião inglês Henry Marsh. Médico em um hospital ucraniano, ele luta contra a burocracia para tratar pacientes com tumor cerebral.
 


 

10 – Mãos Talentosas – A História de Ben Carson (2009) 

 
Conta a história Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), um menino pobre de Detroit, que não colocava muita confiança em seu futuro. Afinal, só tirava notas baixas e não tinha perspectivas de sucesso. O que ele e os que estavam ao redor não esperavam era que ele se tornaria um neurocirurgião de fama mundial.
 


 

11 – Contágio (2011)

 
Parece ser em 2020, mas o filme se passa em 2011. Fala sobre o rápido progresso de um vírus transmissível pelo ar que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. 
 


 

12 – A pele que habito (2011)

 
Este é para quem gosta de suspenses. Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico especialista em criação de peles artificiais. Ele se envolve em uma trama obscura ao redor de um experimento motivado por uma vingança obsessiva envolvendo sua filha.
 


 

13 – Paixão Obsessiva (2011)

 
O filme relata uma situação problemática após o médico Martin Blake (Orlando Bloom) criar uma obsessão por sua paciente que sofre de infecção renal. Para mantê-la por perto, ele altera o tratamento deixando-a doente.
 


 

14 – O Físico (2013)

 
Conta a história de Rob, um órfão que cresce sob os cuidados de Bader, o barbeiro local e vendor bebidas milagrosas, que prometem curar doenças. O menino aprende tudo o que Bader sabe sobre cuidar de pessoas doentes e, um dia, decide que irá trabalhar com um médico famoso. Mas, para isso, precisa fazer uma longa viagem rumo à Ásia e esconder o fato de ser cristão.
 


 

15 – Clube de Compras Dallas (2013)

 
Em 1986, o eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é diagnosticado com AIDS e logo começa uma batalha contra a indústria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.
 


 

16 – Unidas pela vida (2013) 

 
Annie Parker descobre que está com câncer, mesma doença que provocou a morte de sua mãe e de sua irmã, e conta com a ajuda de uma pesquisadora que está tentando provar que o câncer pode ser genético.
 


 

17 – Hipócrates – diário de um médico francês (2014)

 
Nesta comédia dramática francesa, o jovem Benjamin (Vincent Lacoste) vive desafios como residente no mesmo hospital em que seu pai trabalha. Um dia, ele deixa de fazer um exame em um paciente e receita apenas analgésicos. No dia seguinte, descobre que o paciente morreu. Seu pai tenta protegê-lo ao mentir, dizendo que o filho fez o tal exame. De todo modo,a situação mexe com a autoestima do rapaz e o faz repensar suas escolhas.
 


 

18 – Resistance (2015)

 
É um documentário que traz à tona a resistência de bactérias a antibióticos, colocando em risco tratamentos de infecções simples que são tratadas há décadas.
 


 

19 – Um Homem entre Gigantes (2016)

 
Neste drama, Will Smith dá vida ao Dr. Bennet Omalu, um neuropatologista forense que diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano. Investigando o assunto, ele descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expôr para o mundo a grave situação, ele trava uma guerra contra a poderosa NFL. 
 


 

20 – Nise – O Coração da Loucura (2016)

 
Neste drama brasileiro, vemos a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propondo uma nova forma de tratamento em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro para pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.
 


 
Gostou das dicas? Agora é só escolher o filme de hoje, preparar a pipoca e aproveitar o merecido descanso. 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami