Irã: entenda o cenário político dos últimos anos - Hexag Medicina
07/03/2023 Atualidades

Irã: entenda o cenário político dos últimos anos

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Irã: entenda o cenário político dos últimos anos

O Irã é um país do Oriente Médio que aparece com frequência nos noticiários em decorrência de diferentes acontecimentos. Um dos destaques são as sanções dos Estados Unidos contra a indústria energética do país. O Programa Nuclear é um ponto de grande discórdia.

Continue lendo para entender mais sobre o cenário político dessa nação.

Onde fica o Irã?

Para contextualizar a questão política da República Islâmica do Irã é importante conhecer alguns dados de sua localização:

  • Faz fronteira com o Iraque, Azerbaijão, Turquia, Afeganistão, Turcomenistão e Paquistão.
  • Possui ligações com o Mar Cáspio (ao norte) e com o Mar Arábico (ao Sul).
  • As águas ao sudoeste formam o chamado Golfo Pérsico em que estão localizados: Kuwait, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Emirados Árabes Unidos.
  • A sudoeste se aproxima de Omã pelo Golfo de Omã.
  • O país é majoritariamente xiita.
  • Sua economia está fortemente baseada no petróleo. 

País não-árabe

O Irã é um dos únicos países não-árabes do Oriente Médio, um dos principais motivos de divergência com as outras nações. Diferenças linguísticas, religiosas e políticas se tornam mais evidentes. A divisão das linhas de fronteira não reflete necessariamente a realidade étnica da região, outro ponto crítico para as relações.

História do Irã

  • O país que hoje conhecemos como Irã tem sua origem aproximada em 550 a.C. com o estabelecimento do Império Aquemênida.
  • Por um longo período histórico esse país foi conhecido como Pérsia.
  • O reino persa dominou grande parte do Oriente Médio.
  • Persianatos é como foram chamados os traços da influência persa além das fronteiras. O Taj Mahal é um grande exemplo.
  • O xiismo foi oficializado, no século XVI, como religião oficial pelos safávidas, dinastia xiita formada por curdos e azeris. 

O cenário político do Irã no século XX

Dinastia do Xá (1925-1979)

A Dinastia do Xá consistiu no reinado da família Pahlevi, o comando da nação passou do pai Reza Xá para o filho Mohammed Reza Xá. Tudo começou com um golpe de Estado, aplicado pelo comandante militar Reza Pahlevi Khan (Reza Xá), em 1925, que derrotou a ocupação britânica. 

Principais elementos sócio-políticos do período:

  • Aproximação social, política e cultural do Ocidente, especialmente dos Estados Unidos. 
  • Oficialização do nome Irã em 1935, elemento de reforço da perda proposital da identidade persa.
  • Modernização secularizada foi construído um Estado em características religiosas destacadas. 
  • Os direitos das mulheres foram ampliados e se iniciou a construção de uma cultura mais libertária.
  • A obrigatoriedade do xador foi abolida. 

Revolução Iraniana (1979)

O aumento considerável do desemprego e pobreza gerou grande descontentamento na população. Então, em 1979, Ruhollah Khomeini, líder religioso Aiatolá, liderou um golpe de Estado derrubando a Dinastia do Xá. Esse novo golpe tinha caráter religioso e conservador e recebeu apoio popular.

Principais elementos sócio-políticos do período:

  • Busca por retomar as raízes religiosas e ideológicas, algo que consta na primeira página da Constituição da República Islâmica do Irã, de 1979. 
  • Brusco afastamento do Ocidente, particularmente dos Estados Unidos, esse ponto consta na página 32 da mesma Constituição.
  • Mudanças profundas no sistema político do Irã, realização de abertura democrática para que a voz do povo fosse ouvida.
  • Conversão do país em uma República Teocrática Islâmica com a oficialização de um Líder Religioso Supremo. 

Primavera Árabe

Em 2011, grande parte do Oriente Médio foi retomada pela chamada Primavera Árabe. Esse evento histórico consistiu numa série de revoltas populares com o objetivo de tirar dos cargos estadistas que estavam há décadas no poder. Nesse período, foram poucas as manifestações iranianas. 

Esse período ficou mais marcado no Irã pelo acirramento da sua Guerra Fria com a Arábia Saudita. As duas nações apoiaram lados opostos em conflitos em países vizinhos como forma de guerrear indiretamente. Para isso forneceram financiamento, treinamento militar, armas e apoio aos envolvidos. 

Programa Nuclear do Irã

O Programa Nuclear do Irã precisou ser submetido ao crivo do Conselho de Segurança da ONU. Isso aconteceu após forte pressão feita pelo Sistema Internacional. A controvérsia está na desconfiança de algumas nações, especialmente os Estados Unidos, de que o programa é usado para desenvolver tecnologia nuclear para fins militares. 

O governo do Irã nega ter propósitos bélicos, apenas interesse científico para a produção de energia. Após enfrentar duros debates e sanções, o Irã e o P5 + 1 (formado por cinco países membros e a Alemanha) assinaram um Acordo Nuclear. Esse acordo prevê redução drástica do programa nuclear, em contrapartida da redução das sanções. 

A seguir confira fatores que contribuíram para arranhar a imagem do Irã nesse período: 

  • Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos, claramente posicionado contra o Irã. 
  • Crescimento da indústria de energia nuclear da Arábia Saudita (nação opositora do Irã), com apoio dos Estados Unidos. 
  • Envolvimento do Irã em conflitos no Oriente Médio, em grande parte para intensificar a guerra fria contra a Arábia Saudita. 

Mahsa Amini

Em 13 de setembro de 2022, a jovem iraniana Mahsa Amini de 22 anos foi detida pela Polícia da Moralidade no Teerã. A acusação foi a de que a jovem descumpriu o rigoroso código de vestimenta feminina por ter deixado uma mecha de cabelo aparecendo. Após três dias de detenção, Amini faleceu em estado de coma no hospital.

Houve grande comoção, pois a polícia iraniana foi acusada de ter espancado a jovem, o que a teria levado a óbito. As ruas do país foram tomadas por protestos contra a falta de direitos das mulheres. Esse fato tem gerado grande debate no mundo todo a respeito das restrições de direitos a que as mulheres iranianas são submetidas no país.

Agora você conhece um pouco mais sobre o cenário político do Irã nos últimos anos. Para conferir mais conteúdos sobre geopolítica, além de dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog