O impacto da invenção do telescópio na ciência moderna
Com certeza você já viu uma grande variedade de imagens do espaço sideral. Telescópios como o Hubble, e mais recentemente, o James Webb nos brindam com lindas fotos. Mas, você sabe como ocorreu a invenção do primeiro telescópio e como ele revolucionou a ciência moderna? Continue lendo para saber mais!
O primeiro telescópio
Basta entrar numa rede social para se deparar com fotos do espaço. As imagens produzidas por telescópios como Hubble e James Webb ajudaram a popularizar o interesse pela astronomia. Ao longo do tempo, diversos modelos de telescópios foram desenvolvidos até que pudéssemos chegar nesses equipamentos tão modernos.
O astrônomo Galileu Galilei (1564-1642) foi o responsável pelo desenvolvimento do primeiro modelo de telescópio específico para fins astronômicos. O equipamento foi criado entre os anos de 1609 e 1610. A partir dessa invenção ocorreu uma verdadeira “revolução” na ciência e na cosmologia.
Galileu Galilei: o pai da ciência moderna
Para muitos historiadores, Galileu Galilei é considerado o “pai da ciência moderna”. Isso porque ele foi um dos precursores da prática do que se conhecia como “nova ciência”, no período de transição entre os séculos XVI e XVII.
Galileu foi também o primeiro a elaborar teorias que ajudaram a entender o funcionamento do Universo com bases opostas às da Antiguidade e Idade Média. O astrônomo conseguiu ir além dos estudiosos do Renascimento. Os últimos corroboravam a tese de que a Terra não era o centro do Universo.
Mas, não conseguiram realizar observações ou descrições dos corpos celestes com a precisão de Galileu. Essa precisão permitiu que Galilei identificasse as imperfeições da Lua (principalmente suas crateras) que até aquele momento era visto como um corpo celeste perfeito.
Perspicillum: o telescópio de Galileu
As constatações a que Galileu chegou só foram possíveis pelo uso que o astrônomo fez do telescópio. Uma curiosidade é que ele chamava o equipamento de perspicillum. Galileu utilizou como modelo, para criar seu telescópio, uma luneta desenvolvida em 1608 por Hans Lippershey, inventor holandês.
Lippershey criou sua luneta a partir das lentes dos primeiros óculos, até aquele momento eram considerados utensílios domésticos convencionais. Ao tomar conhecimento dos detalhes da invenção do holandês, Galileu construiu um modelo três vezes mais potente. Utilizou como materiais tubos e lentes.
Entre os anos de 1609 e 1610, Galileu aperfeiçoou o modelo do seu telescópio. É interessante mencionar que Galileu buscou incansavelmente a melhoria do seu equipamento. Ele se dedicou a alcançar mais precisão e poder nos vidros da série “perspicilles”.
Qual foi o impacto da invenção do telescópio na ciência moderna?
O telescópio criado por Galileu revolucionou a ciência porque permitiu potencializar a observação do olho humano. Em 1610, os resultados preliminares das pesquisas do astrônomo, com o uso do telescópio, foram publicados com o título de “O Mensageiro Estelar”.
A publicação da “Carta sobre manchas solares”, em 1613, apresentou as primeiras considerações de caráter científico favoráveis à teoria heliocêntrica de Copérnico. O equipamento desenvolvido por Galileu permitiu ao ser humano enxergar o espaço como nunca antes havia sido possível.
Ciência associada à técnica
Outro ponto que torna a invenção do telescópio tão impactante é o fato de ter associado à ciência a “técnica”. A prática científica passou a ser entendida como uma forma de ampliar os sentidos através do desenvolvimento de instrumentos. Tais equipamentos poderiam ser usados para descrever e até interferir na natureza.
A pesquisa que era puramente teórica levou a resultados essenciais para o surgimento da técnica moderna, a técnica da precisão. O desenvolvimento de aparelhos ópticos não depende somente da melhoria da qualidade dos vidros. É necessário medir e calcular os ângulos de refração.
Tecnologia
Seguindo essa linha de raciocínio fica evidente que a teoria científica funciona como uma espécie de “irmã gêmea” da tecnologia. Até os dias atuais existe essa conexão entre a teoria e a técnica.
Está cada vez mais presente em nossa forma de entender o mundo físico como a passagem do tempo, por exemplo, através de criações como o relógio de precisão. O desenvolvimento do telescópio nos permitiu observar a imensidão do espaço e também entender como a ciência pode ir além com os instrumentos corretos.
Principais descobertas de Galileu com o telescópio
- Crateras na Lua (ela não era perfeita como se pensava);
- Queda do conceito aristotélico*;
- Fases de Vênus – o planeta passava por fases, assim como a Lua, o que corroborava o modelo heliocêntrico de Copérnico;
- Luas de Júpiter, os Satélites Galileanos;
- Manchas solares;
- Anéis de Saturno;
- Descoberta de mais estrelas na faixa esbranquiçada da Via-Láctea.
*O conceito aristotélico presumia que a Lua seria perfeita e que tudo acima dela também seria. A partir das observações de Galileu com o telescópio foi possível observar as crateras da Lua e as fases de Vênus. Ambos contradiziam esse modelo que era reforçado pela Igreja.
Gostou de conhecer mais sobre a invenção do telescópio? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!