O impacto do analfabetismo na sociedade
O analfabetismo é uma das engrenagens que movimenta o aumento da desigualdade social. No artigo a seguir, iremos apresentar com mais detalhes o impacto de ter um alto número de analfabetos no Brasil.
Analfabetismo e desigualdade social
O analfabetismo contribui para potencializar a vulnerabilidade de grupos já marginalizados por outros fatores. Trata-se de uma mazela social que reduz o desenvolvimento das comunidades menos favorecidas.
Mesmo com os avanços sociais e educacionais que vivenciamos em nosso tempo atual há milhões de analfabetos no mundo. O analfabetismo é uma barreira de exclusão para essas pessoas que não se desenvolvem por completo.
O que é analfabetismo?
Indivíduos considerados analfabetos são aqueles que não possuem habilidades em escrita, leitura e cálculos básicos. Sem essas habilidades esses indivíduos têm dificuldades para executar atividades simples do cotidiano.
O analfabetismo está presente em diferentes nações do mundo, particularmente entre populações marginalizadas e vulneráveis. Pessoas submetidas a essa condição não tem acesso às ferramentas básicas para uma vida plena.
Analfabetismo absoluto X analfabetismo funcional
Há dois tipos principais de analfabetismo, o absoluto e o funcional. Os conceitos se diferenciam pelas dificuldades distintas que criam na vida dos indivíduos.
Os dois conceitos dizem respeito às dificuldades relativas à escrita e leitura. Contudo, há diferenças consideráveis entre os dois.
Analfabetismo absoluto
Esse tipo de analfabetismo diz respeito à completa ausência de habilidades de leitura e escrita. O indivíduo analfabeto total não tem conhecimento referente a letras, sílabas, palavras e nem frases.
Essa pessoa é totalmente incapaz de ler ou escrever qualquer tipo de texto. Também há a dificuldade de compreender informações básicas.
Esse tipo de analfabetismo é uma situação grave que limita o indivíduo na sociedade. Esse é um fator bastante limitador.
Analfabetismo funcional
Por sua vez, o analfabetismo funcional refere-se à falta de habilidades suficientes para a compreensão e uso da leitura e escrita. Esse indivíduo tem dificuldades em situações cotidianas.
Uma pessoa considerada analfabeta funcional pode ter conhecimentos básicos de letras e palavras. No entanto, não necessariamente entende textos mais complexos.
Essa pessoa tem dificuldades para seguir instruções detalhadas ou mesmo para aplicar leitura e escrita. Nesses casos o indivíduo não consegue atuar com eficácia em situações diversas.
É uma forma de analfabetismo que dificulta o desenvolvimento pleno pessoal. Também complica a inserção desse indivíduo no mercado de trabalho.
Causas do analfabetismo
O analfabetismo é uma das principais mazelas da sociedade e tem uma série de causas. A seguir listamos as principais.
- Dificuldade de acesso à educação – falta de acesso à escolas e educação de qualidade.
- Desigualdade social – a educação fica em segundo plano para famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
- Barreiras linguísticas e culturais – falta de incentivo podem dificultar o aprendizado.
Em muitos casos, as causas do analfabetismo estão interligadas. Uma potencializa a outra. A combinação delas contribui para aumentar o analfabetismo.
Consequências do analfabetismo
O analfabetismo leva a uma série de consequências complexas de lidar. Essas consequências afetam consideravelmente as pessoas em diferentes esferas. A seguir, iremos apresentar algumas delas.
Limitações na vida do indivíduo
O analfabetismo absoluto e funcional geram uma série de limitações na vida do indivíduo. Os analfabetos têm uma série de dificuldades para ler instruções, compreender avisos, preencher formulários, entre outros.
Ter esse tipo de dificuldade pode tornar esses indivíduos dependentes de terceiros. Tais limitações podem gerar frustrações e uma série de situações recorrentes.
Dificuldades de empregabilidade e renda
Indivíduos analfabetos não tem acesso a postos de trabalho que demandam qualificação. Essa restrição e marginalização contribui para a manutenção da pobreza.
Ter dificuldades de leitura e escrita compromete o acesso a programas de treinamento e a capacitação. Sem essas oportunidades de crescimento é difícil mudar a sua realidade.
Desvantagens emocionais
Indivíduos analfabetos podem enfrentar problemas emocionais como a sensação de exclusão. Há maior dificuldade de entrar na sociedade letrada e isso torna complicada a integração com os demais indivíduos.
As consequências geradas pelo analfabetismo podem ser interligadas e multifacetadas. Essas consequências afetam áreas distintas da vida dos indivíduos.
Possíveis soluções para combater o analfabetismo
O combate ao analfabetismo é um grande desafio que afeta milhões de indivíduos no planeta. Porém, há algumas soluções com potencial de promover a alfabetização. A seguir, listamos algumas dessas potenciais soluções.
- Investimento em educação qualificada – o combate ao analfabetismo demanda maior investimento na área da educação.
- Acesso universal à educação básica – esse é um dos principais passos para o combate do analfabetismo.
- Investimento em infraestrutura – acesso à melhor estrutura física das escolas e materiais didáticos de qualidade.
- Programas de alfabetização – acesso à educação básica que contribua para potencializar a alfabetização entre os jovens.
- Incentivo à educação – desenvolvimento de soluções como bolsas de estudo e subsídios e programas de frequência escolar.
O analfabetismo é um problema social complexo de ser resolvido, mas demanda atenção. Agora você conhece mais sobre esta complexa questão.
Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!