O que é a ONU e qual o seu objetivo? - Hexag Medicina
31/01/2022 Atualidades

O que é a ONU e qual o seu objetivo?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O que é a ONU e qual o seu objetivo?

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional na qual estão reunidos, voluntariamente, países com o objetivo da promoção da paz, desenvolvimento e cooperação mundial. Continue lendo para saber mais sobre a ONU e sobre os seus objetivos. 

ONU: qual é a sua história?

A criação oficial da ONU se deu em 24 de outubro de 1945, pós-Segunda Guerra Mundial, através de um documento de fundação chamado de Carta das Nações Unidas. Os conflitos internacionais que levaram à destruição de muitos territórios e milhares de vítimas trouxe à tona a necessidade da busca pela paz entre os países. Esse foi o pano de fundo para a criação da organização.

Anteriormente à criação da ONU, havia a “Liga das Nações”, uma organização intergovernamental criada para estabelecer uma proposta de paz entre os países vitoriosos e perdedores da Primeira Guerra Mundial. Porém, como ocorreu a Segunda Guerra Mundial, considerou-se que a Liga das Nações fracassou em seu intento, pois não evitou uma nova guerra.

Debates e medidas

A ONU possui autonomia para debater e tomar medidas necessárias relativas a questões enfrentadas pela sociedade como a paz mundial, o desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, terrorismo, direitos humanos, igualdade de gênero, fome, entre outros. A sede da ONU fica em Nova York, Estados Unidos, e é considerada como território internacional.

Existem outras sedes da ONU em outras localidades do planeta, como em Beirute, Áustria, Santiago, Suíça, entre outras. A ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. Os seis idiomas utilizados para a comunicação entre os membros da ONU são: inglês, espanhol, francês, russo, árabe e chinês. 

Órgãos que compõem a ONU

A ONU é constituída por seis órgãos principais de acordo com a Carta de fundação, confira quais são eles abaixo. 

Assembleia Geral

Trata-se da assembleia deliberativa da organização formada por todos os Estados-Membros. A direção é feita por um presidente eleito pelos países participantes. 

Conselho de Segurança

Esse é o órgão que garante a paz e a segurança entre os Estados-Membros. É formado por 15 Estados-membros. Dentre esses, há cinco estados permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China. 

Os outros dez membros têm caráter temporário e são eleitos pela Assembleia Geral a cada dois anos. É interessante mencionar que se trata do único órgão da ONU que tem poder de decisão. É um dever respeitar as decisões desse órgão. 

Conselho Econômico e Social

Esse órgão tem a função de auxiliar a Assembleia Geral no tocante à cooperação socioeconômica e ao desenvolvimento internacional. É formado por 54 membros eleitos pela Assembleia Geral a cada três anos. 

Conselho de tutela

Esse conselho é formado por cinco membros permanentes que compõem o Conselho de Segurança. As atividades se mantêm suspensas até que surja alguma situação que demande a sua atuação. 

Corte Internacional de Justiça

Conhecido também como Tribunal Internacional de Justiça, é tido como o principal órgão judicial da organização. O objetivo é julgar aqueles que cometeram crimes graves do direito internacional, como genocídio ou guerras. É formado por 15 membros eleitos pelo Conselho de Segurança e pela Assembleia Geral. O mandato é de nove anos. 

Secretariado

Esse é o órgão responsável por elaborar e fornecer estudos e informações necessárias para que a ONU possa realizar suas reuniões e dirigir os outros órgãos. O principal cargo da organização é o de secretário-geral. 

Quais são os objetivos da ONU?

As metas e missões da ONU estão estabelecidas na Carta das Nações Unidas. Trata-se de documento que retrata as expectativas e os propósitos da organização para povos e governos. Os seus principais objetivos são:

– Manter a segurança e a paz internacional; 

– Desenvolver relações de caráter amistoso entre os países; 

– Promover a cooperação internacional na busca pela resolução de problemas globais de caráter humanitário, social, econômico e cultural. Assim, é possível promover o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais; 

– Constituir-se em um centro focado na harmonização da ação dos povos para alcançar os objetivos supramencionados. 

ONU: conheça os seus princípios

A ONU é também regida por princípios que se relacionam com a ação dos Estados-membros, confira abaixo: 

– Princípio da igualdade soberana entre todos os seus membros; 

– Todos os membros da ONU são obrigados a cumprir de boa-fé os compromissos estabelecidos pela Carta. 

Os membros da ONU devem solucionar suas questões conflituosas pacificamente sem que haja quaisquer ameaças à segurança, à paz e à justiça internacionais. Também é necessário que todos os membros colaborem com as Nações Unidas em toda e qualquer medida por ela tomada de acordo com o estabelecido pela Carta. 

Países da ONU

Quando foi fundada, a ONU contava com 51 Estados-Membros. Atualmente, possui 193 Estados-membros. Os membros entram voluntariamente e definem as suas políticas e ações em cada situação. 

Agora você já sabe mais sobre a história da ONU e quais são seus objetivos!

Retornar ao Blog