O que são blocos econômicos? - Hexag Medicina
07/08/2023 Atualidades

O que são blocos econômicos?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O que são blocos econômicos?

Os blocos econômicos nasceram no contexto do ápice da difusão do processo de globalização. Eles permitem a conexão das economias do mundo para transformar o planeta numa grande rede de trocas comerciais, políticas, culturais, sociais entre outras. Continue lendo para saber mais. 

O que são blocos econômicos?

Os blocos econômicos nada mais são do que grupos de países que visam o aumento das suas trocas comerciais de forma a potencializar as suas economias. Alguns estudiosos classificam esses blocos como sendo mercados regionais devido à restrição de acordos dos países envolvidos. 

Essa classificação também se dá pelo tamanho de alguns desses blocos, como a União Europeia. A formação dos blocos se justifica do ponto de vista onde os países desejam proteger as suas economias da concorrência global, cada vez mais acirrada. 

Alguns fatores podem tornar a mercadoria mais atrativa para investidores em algumas localidades, como mão de obra ou incentivos fiscais. Foi após a Segunda Guerra Mundial, que nasceu a ideia de criar um mercado restrito para alguns países. Era uma forma de incentivar as economias desses países.

Inclusive, esse era o objetivo do Benelux (palavra formada pelas três sílabas iniciais dos três países-membros). Formavam o grupo: Bélgica, Holanda (Netherlands, em inglês) e Luxemburgo. No decorrer do século XX, surgiram outros blocos como o Nafta, União Europeia e Mercosul. 

Conheça os tipos de blocos econômicos

Compreender o processo de criação dos blocos econômicos é essencial para entender como eles funcionam. Há vários tipos desses blocos pelo mundo e cada um tem um nível distinto de integração em comparação aos demais. 

Essa integração se caracteriza pelo desejo dos países-membros de intensificar mais ou menos as suas relações econômicas. Confira os diferentes tipos de blocos econômicos que existem de acordo com suas características.

Zona de livre comércio

Nesse tipo de bloco, os países se unem para uma liberação gradual de mercadorias e capitais nos territórios integrantes. Trata-se de uma integração tímida que visa somente os produtos e lucros obtidos dessa produção. 

Um exemplo desse tipo de bloco é o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) formado por três países da América do Norte:

  • Canadá;
  • Estados Unidos;
  • México.

União aduaneira

Consiste numa evolução da zona livre de comércio. Nesse modelo, além da liberação de mercadorias e produtos é estabelecida uma Tarifa Externa Comum (TEC) para nações de fora do acordo. 

Na prática, isso significa que se um país do bloco negociar com uma nação que não pertence ao bloco deverá adotar uma taxa de importação padronizada. Um exemplo de bloco que possui a TEC é o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Mercado comum

É o tipo de bloco com a integração mais evoluída. Nesse modelo há as duas características mencionadas acima – zona de livre comércio e TEC – além de outras medidas para ampliar as relações. A ampliação visa:

  • Padronizar leis trabalhistas;
  • Padronizar legislações econômicas;
  • Estabelecer a livre circulação de pessoas;
  • Expansão de negócios de empresas nacionais (podem se instalar em qualquer um dos países do bloco nesse nível de integração). 

União econômica e monetária

Trata-se do estágio máximo e completo de um bloco econômico em que há:

  • Adoção de uma moeda única;
  • Criação de um banco central do bloco.

Um exemplo desse tipo de bloco é a União Europeia que adotou o euro como a sua moeda oficial em 2002. No entanto, essa moeda não foi adotada por todas as nações do bloco. 

Principais blocos econômicos do mundo

União Europeia (UE)

Esse bloco foi iniciado, em 1944, com a criação do Benelux. A União Europeia é o bloco que possui a maior integração entre as nações participantes. O bloco adotou uma moeda única, o euro, contudo, nem todos os países-membros a utilizam. É formado por 27 países que juntos tem um PIB superior ao da China.

Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA – do inglês North American Free Trade Agreement)

Em 1989, com a adesão de Estados Unidos e Canadá, nasceu esse bloco. Em 1991, começou a negociação para a entrada do México no bloco. O Nafta entrou em vigor em 1994, após a adesão dos três países da América do Norte. 

Os três países apresentam uma integração econômica relativamente pequena, mas realizam trocas comerciais significativas. O Nafta possui um amplo mercado consumidor. A partir dessas trocas houve a modernização industrial e ampliação de investimentos nas três nações.

Mercado Comum do Sul (Mercosul)

O Mercosul tem 10 países envolvidos e corresponde ao maior PIB da América Latina. Nesse bloco há a realização de trocas comerciais e até a livre circulação de pessoas. Com um PIB de aproximadamente 2,8 trilhões de dólares, o Mercosul corresponde a quinta maior economia do planeta. 

Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean – do inglês Association of South East Asian Nations)

Em 1967, foi criado esse bloco visando o desenvolvimento de países do sudeste asiático como Indonésia, Malásia, Cingapura entre outros. Encaixa-se num modelo de união aduaneira com tímida integração. As ações do bloco objetivam integrar, econômica e politicamente os países-membros. 

Asia-Pacific Economic Cooperation (Apec)

Possui 21 países-membros, todas as nações banhadas pelo Oceano Pacífico como China, Estados Unidos, Hong Kong, Peru, Japão, entre outros. Foi criado, em 1989, como um fórum de decisões econômicas entre os participantes. Houve a tentativa de criar uma zona de livre comércio, o que não deu certo. 

Embora ainda exista interdependência entre os países há muito a ser superado para que se estabeleça uma zona de livre comércio. Existem muitas disputas comerciais entre as três maiores economias globais: Estados Unidos, China e Japão.

Gostou de saber mais sobre blocos econômicos? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog