As características dos países desenvolvidos
Os países desenvolvidos se caracterizam por apresentar elevado desenvolvimento econômico e social. No artigo a seguir explicaremos com mais detalhes esse conceito e quais são as principais características das nações desse grupo.
O que são países desenvolvidos?
Os países desenvolvidos são nações que apresentam elevado desenvolvimento econômico e social. Para ser classificado nesse grupo, são considerados alguns critérios como:
– Grau de riqueza do país;
– Nível de industrialização;
– Nível de desenvolvimento;
– Produto Interno Bruto (PIB);
– Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
– Renda per capita.
Um critério de grande importância para que um país seja categorizado nessa categoria é o seu desenvolvimento econômico. São sinônimos de países desenvolvidos os termos: “países de primeiro mundo” e “países industrializados”.
Podemos citar como países desenvolvidos Estados Unidos, Japão, Suíça, Suécia, Noruega e Austrália.
Conheça as características dos países desenvolvidos
Os países desenvolvidos apresentam elevado grau de industrialização. Os setores industriais terciário (atividades comerciais) e quaternário (serviços com base em conhecimento e compartilhamento de informação) são os predominantes.
PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos fatores mais relevantes para que um país seja definido como desenvolvido. O PIB diz respeito ao valor monetário de bens e serviços produzidos por um país no período de um ano. Esse é um dos principais indicadores do potencial econômico de um país.
Outro fator considerado é a renda per capita, que representa a média salarial de uma pessoa. Nos países desenvolvidos, o PIB e a renda per capita são elevados. A distribuição de renda normalmente é homogênea nessas nações.
IDH
No âmbito de desenvolvimento social, o indicador mais relevante é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse índice analisa o desenvolvimento social dos países de acordo com tópicos como saúde, educação e renda.
O IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1 estiver, melhores são as condições de vida no país. Os países desenvolvidos possuem IDH elevado, ou seja, apresentam excelente qualidade de vida, educação e renda elevada.
Taxas de natalidade e mortalidade
Em comparação aos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, as nações desenvolvidas apresentam taxas de natalidade e mortalidade baixas. Para ficar mais claro, confira uma breve comparação entre as características de países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Comparação entre as características dos países desenvolvidos e países subdesenvolvidos
Os países desenvolvidos apresentam economia desenvolvida e excelentes indicadores sociais. O IDH dessas nações está próximo a 1 e assim há boa qualidade e expectativa de vida. O acesso à educação e às oportunidades profissionais são variadas.
Por sua vez, os países subdesenvolvidos apresentam baixo grau de industrialização e renda per capita reduzida. O IDH nesses países é próximo de 0, isto é, há baixa expectativa de vida e grande vulnerabilidade econômica. O acesso à educação e às oportunidades profissionais são restritas.
Confira a seguir um comparativo entre as principais características dos países desenvolvidos e dos subdesenvolvidos:
PIB
Nos países desenvolvidos o PIB é elevado, enquanto nos países subdesenvolvidos o PIB é reduzido.
Desenvolvimento econômico
O desenvolvimento econômico nos países desenvolvidos é estável e eles dominam economicamente outras nações. A receita é gerada através do setor industrial, inclusive, este é superior aos dos outros países.
Já os países subdesenvolvidos são dependentes das nações desenvolvidas. Nesses países a economia é essencialmente agrícola. A receita das nações subdesenvolvidas é predominantemente advinda dos setores agrícola e de serviços.
Distribuição de renda
Nas nações desenvolvidas, a distribuição de renda é homogênea e nos países subdesenvolvidos é heterogênea.
Qualidade de vida
Os países desenvolvidos oferecem qualidade de vida elevada, por sua vez, os países subdesenvolvidos apresentam qualidade de vida regular ou ruim.
Expectativa de vida
Nos países desenvolvidos a expectativa de vida é alta e nas nações subdesenvolvidas é baixa.
IDH
O IDH dos países desenvolvidos é elevado e o dos países subdesenvolvidos é baixo.
Educação
A taxa de alfabetismo em países desenvolvidos é alta. Por sua vez, nos países subdesenvolvidos é a taxa de analfabetismo que é elevada.
Indicadores demográficos
As nações desenvolvidas apresentam taxas baixas de mortalidade, mortalidade infantil e natalidade. Nos países subdesenvolvidos essas mesmas taxas são elevadas.
Os países desenvolvidos na América
Há dois países da América no grupo dos países desenvolvidos: Estados Unidos e Canadá, que possuem o PIB bastante elevado. Para se ter uma ideia, o PIB dos Estados Unidos representa cerca de 24% do PIB mundial. O IDH do país é de 0,924. Já o Canadá é a décima maior economia do planeta.
A classificação dos países desenvolvidos
Os países desenvolvidos são categorizados de acordo com a sua economia e também com a qualidade de vida que oferecem para a sua população.
– De acordo com os critérios econômicos do PIB, os países desenvolvidos são os seguintes:
Estados Unidos: PIB – 19,39 trilhões USD
Japão: PIB – 4,872 trilhões USD
Canadá: PIB – 1,653 trilhões USD
Austrália: PIB – 1,323 trilhões USD
– De acordo com critérios sociais, como o IDH, são considerados como países desenvolvidos os seguintes:
Noruega: IDH – 0,953
Suíça: IDH – 0,944
Austrália: IDH – 0,939
Irlanda: IDH – 0,938
Gostou de saber mais sobre os países desenvolvidos? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!