22/04/2021 Atualidades

Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

Você sabe qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo? As dietas que se caracterizam por abandonar o consumo de carne geram algumas dúvidas, em especial ao que diz respeito à diferença entre ambos.

Considerando o aumento do número de adeptos tanto do vegetarianismo quanto do veganismo, vamos explicar melhor quais são os pontos divergentes entre os dois. Continue lendo para descobrir!

Entenda qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo

O ponto crucial que diferencia o vegetarianismo do veganismo é que o último não está restrito apenas à dieta. Ser vegano é seguir uma filosofia de vida que se estende para diferentes setores da vida, como o alimentar, ideológico, de vestuário e de consumo. A base do veganismo é a de não consumir qualquer produto que tenha origem animal, seja ele alimentar ou não.

Os vegetarianos, por sua vez, optam por não se alimentar mais de qualquer tipo de carne. No entanto, não deixam de consumir proteínas de origem animal, como leite e ovos, por exemplo. Também não há nenhuma restrição ao uso de produtos de origem animal, como cosméticos que tenham leite e mel em sua composição, por exemplo.

Processo de mudança de hábitos

Tornar-se vegetariano ou vegano demanda pesquisa, muita leitura e a orientação de um médico e/ou nutricionista para montar um cardápio adequado às suas necessidades diárias.

O segredo está em saber fazer corretamente as substituições, ao deixar de consumir carne o indivíduo precisa de novas fontes nutricionais. O processo de adaptação às mudanças do estilo de vida podem se tornar bem mais simples com o acompanhamento de um especialista.

Rótulos e etiquetas: leitura obrigatória para veganos

Passa a fazer parte da rotina dos veganos ler com atenção rótulos e etiquetas de produtos para se certificar de que não há nenhum item de origem animal. Lembramos que o veganismo não se restringe à alimentação, tendo como foco eliminar o consumo de qualquer ingrediente que tenha qualquer tipo de origem animal. Também devem ser excluídos da rotina dos veganos o consumo de produtos que tenham sido testados em animais.

Alimentação: cuidados com o prato

Vegetarianos e veganos devem buscar formas de substituir as proteínas que seriam provenientes da carne. Há vegetais que são grandes aliados nessa tarefa, o arroz e o feijão, por exemplo, apresentam elevado valor biológico. Isso significa que esses alimentos possuem todos os aminoácidos essenciais para o organismo humano.

As leguminosas, como ervilha, feijão e grão de bico, se destacam pela sua ampla oferta de proteínas. Oleaginosas como castanhas, nozes e macadâmias também são excelentes alternativas para enriquecer a alimentação em gorduras boas (ômega 3), sem contar que ajudam a prolongar a saciedade.

Nessa lista de potenciais alimentos para quem está em busca de uma dieta sem carne é possível mencionar a soja. Porém, é necessário mencionar que esse ingrediente gera certa polêmica. Assim, muitos dão preferência para o consumo das sojas orgânicas e para as fermentadas, como o caso do tofu.

Vegetariano e vegano: diferenças na prática

Para facilitar o entendimento das diferenças entre vegetarianos e veganos, preparamos uma lista, confira!

Vegetariano

O vegetariano é aquele que não se alimenta de nenhum tipo de carne, seja de gado, frango, suínos, peixe ou frutos do mar.

Vegano

Veganos não se alimentam de nenhum alimento de origem animal como carnes, leites e seus derivados e ovos. Além disso, não utilizam cosméticos ou outros produtos que tenham origem animal ou tenham sido testados em animais.

Vegetais, frutas e proteína vegetal

Dietas vegetarianas e veganas se baseiam em alimentos como frutas, vegetais e proteína vegetal.

Quais são os nutrientes importantes para vegetarianos e veganos?

Confira abaixo os nutrientes relevantes para quem passa a seguir uma dieta vegetariana ou vegana.

Vitamina B12

A vitamina B12 é um dos nutrientes que mais geram dúvidas para quem está fazendo a transição para uma dieta vegetariana ou vegana. Essa vitamina é encontrada mais facilmente em alimentos de origem animal, contudo, também está presente em alguns vegetais.

Para os vegetarianos, uma solução possível é aumentar a ingestão de ovos. Há casos em a falta desse nutriente na dieta pode tornar necessária a suplementação, uma vez que a falta dessa substância tem relação com o surgimento de problemas neurológicos.

Ferro

Um mineral amplamente encontrado em carnes, mas que também está presente no espinafre e na couve.

Cálcio

Quando se fala em cálcio, é natural pensar no leite e seus derivados, no entanto, esse nutriente pode ser encontrado também em vegetais como brócolis, couve e repolho.

O acompanhamento nutricional é fundamental!

O ideal buscar pelo acompanhamento nutricional de um especialista ao decidir aderir a um estilo de vida vegetariano ou vegano. A carne é uma das principais bases da alimentação moderna, sendo relevante ter estratégias para obter os principais nutrientes a partir de outras fontes.

Gostou de saber mais sobre a diferença entre vegetarianismo e veganismo? Para conferir mais conteúdos informativos, fique ligado no blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog