Sustentabilidade nos vestibulares e ENEM: saiba mais! - Hexag Medicina
14/02/2025 Atualidades

Sustentabilidade nos vestibulares e ENEM: saiba mais!

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Sustentabilidade nos vestibulares e ENEM: saiba mais!

Sustentabilidade nos vestibulares é um tema recorrente que pode estar presente tanto na proposta de redação quanto em questões de múltipla escolha. Por ser um tema relevante para diferentes disciplinas deve fazer parte do seu planejamento de estudos. Boa leitura! 

Sustentabilidade nos vestibulares: tema cobrado de diferentes formas

A sustentabilidade é um tema relevante em diferentes esferas como a vida social, a economia e a política. Exatamente por essa diversidade, esse tema pode aparecer tanto em questões dos cadernos de Geografia, Biologia e História quanto como tema de redação. 

Entender o conceito de sustentabilidade e como ele se aplica em nossa vida cotidiana é essencial para se sair bem sob essas diferentes perspectivas. A seguir explicaremos com mais detalhes como o tema é cobrado no Enem e vestibulares. 

O que é sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade diz respeito à busca por equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração desses recursos pela sociedade. Em linhas gerais, visa o equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer mantendo a qualidade de vida da população.

Esse termo surgiu a partir da necessidade de debate sobre a forma como a sociedade explora e usa os recursos naturais. Surgiu a necessidade de pensar em alternativas de preservação do meio ambiente assim como de manutenção dos recursos naturais. Sustentabilidade tem seu conceito alinhado com o de desenvolvimento sustentável.

O que é desenvolvimento sustentável?

Entende-se por desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento político, socioeconômico e cultural relacionado à preservação do meio ambiente. Nesse contexto, o consumo inerente ao capitalismo deve estar em equilíbrio com a sustentabilidade.  

O objetivo é alcançar avanços no campo econômico e social sem que haja prejuízo da natureza. Trata-se de garantir o atendimento das necessidades da geração futuro através da preservação dos recursos naturais. 

O termo desenvolvimento sustentável surgiu, em 1987, no relatório desenvolvido pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Esse relatório ficou conhecido como Relatório de Brundtland ou Nosso Futuro Comum. O conceito de desenvolvimento sustentável é definido como:

  • O desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. 

Tripé da sustentabilidade

A sustentabilidade é pensada em três dimensões que buscam o equilíbrio entre as esferas: social, ambiental e econômica. Esse tripé diz respeito à tendência das empresas que passaram a se comprometer com a sustentabilidade. Confira a seguir as principais características das três dimensões. 

Sustentabilidade ambiental

Diz respeito à preservação do meio ambiente de forma que a sociedade encontre o equilíbrio entre suprir as necessidades e usar os recursos com racionalidade. Em outras palavras, refere-se a atender as demandas sem prejuízo para a natureza. 

Sustentabilidade social

Essa base do desenvolvimento sustentável refere-se a participação da população na criação de propostas para aumentar o bem-estar e equidade entre todos. Essas propostas devem estar alinhadas com a preservação do meio ambiente.

Sustentabilidade econômica

Está ligado ao modelo de desenvolvimento econômico que visa à exploração de recursos naturais de forma sustentável. Esse uso de recursos deve ser feito sem prejudicar o atendimento das necessidades da geração futura. 

Sustentabilidade empresarial

O conceito de sustentabilidade empresarial está relacionado a ações e políticas sustentáveis adotadas por empresas no decorrer de suas operações. Essas medidas têm como foco o desenvolvimento de um sistema de produção sustentável. 

A sustentabilidade associada ao universo empresarial tem como objetivo reduzir os possíveis impactos negativos que podem ser causados ao meio ambiente e indivíduos.

O exercício dessa sustentabilidade relacionada à empresa se baseia na análise dos negócios da empresa. Considera como tornar os impactos negativos menores. 

Impactos das empresas no meio ambiente

A preocupação das empresas em relação aos possíveis impactos das suas ações se deu após a intensa industrialização ocorrida no Brasil. A partir desse processo houve aumento considerável das catástrofes naturais, conflitos em decorrência de recursos naturais e sua escassez. 

Além disso, também aumentou a desigualdade social e a violência. Dessa forma, problemas como a pobreza extrema ganharam holofote. Boa parte das grandes empresas, atualmente, possui um programa de sustentabilidade para reduzir os seus impactos na natureza. 

Não se trata mais de uma questão somente filantrópica, mas também estratégica no mercado. Assim há a busca por maior engajamento junto ao consumidor. É possível para as empresas comprovarem que os resultados de suas ações estão sendo alcançadas. As empresas encontram, dessa forma, garantia para seus consumidores. 

Exemplos de sustentabilidade

As ações sustentáveis começam individualmente, ou seja, partem do local para o global. Há diversas práticas sustentáveis que podem ser adotadas, como indivíduo ou coletivo, para chegar ao bem-estar social ligado à preservação do meio ambiente. Confira alguns exemplos abaixo: 

  • Economia de água e energia;
  • Reuso de água para outras atividades;
  • Recolhimento da água da chuva para limpeza;
  • Usar materiais biodegradáveis;
  • Plantar árvores, em especial as espécies em risco de extinção; 
  • Aproveitar a luz do sol e adotar fontes de energia alternativas; 
  • Redução do consumo de produtos que usam plásticos; 
  • Reciclagem do lixo
  • Opção por produtos com embalagens retornáveis; 
  • Uso de meios de transportes alternativos, como a bicicleta ou ônibus;
  • Preferência ao uso de biocombustíveis.

Gostou de saber mais sobre sustentabilidade e como pode ser cobrado em vestibulares e Enem? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog