06/11/2020 Biologia

A diferença entre mitose e meiose

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
A diferença entre mitose e meiose

Saber a diferença entre mitose e meiose é muito importante para se sair bem no Enem e no vestibular, pois é um assunto que costuma ser cobrado com frequência nas provas de biologia. Neste texto iremos explicar os dois conceitos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos e apresentar os pontos nos quais eles se divergem.
 
Fique ligado para nunca mais confundir esses processos que, embora pareçam semelhantes, possuem diferenças importantes.

O que é mitose? O que é meiose?

Mitose e meiose são dois tipos de reprodução celular, um processo que acontece com os seres vivos que estão o tempo todo renovando suas células. Essa renovação pode ocorrer para substituir as que estão mortas, velhas ou danificadas, e, também, para a reprodução sexual. Entenda cada uma delas a seguir.

Mitose

Ocorre com as células somáticas, que são todas as que não são sexuais, e é fundamental para que o organismo se mantenha saudável. Na mitose, a célula se divide e cria duas idênticas. Suas fases são: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.
 
A maior parte das células do corpo humano tem duração de apenas alguns dias ou semanas (com exceção das células do cérebro, que geralmente duram toda a vida). Por isso, estamos o tempo todo produzindo novas células através do processo de mitose.
 
As células passam por um processo que começa pela formação, passando pelo crescimento, que é seguido da divisão e, em alguns casos, morte. Durante a mitose, o núcleo da célula-mãe é dividido para formar dois conjuntos de cromossomos para cada uma das novas células-filhas.

Meiose

A meiose também é um processo de divisão celular, contudo, ocorre em uma menor quantidade de células, incluindo os gametas e as células sexuais. Ela é fundamental para a reprodução sexual, a cada ciclo cria quatro células-filhas com metade dos cromossomos da célula-mãe.
 
Quando a fertilização acontece, duas células-filhas (uma de cada organismo em reprodução) se combinam para criar um embrião com um conjunto completo de cromossomos.
 
É separada em meiose I e meiose II, que são duas divisões celulares que ocorrem seguidamente. Ambas passam pelas seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Entenda a diferença entre mitose e meiose

Agora que já explicamos o que é cada uma separadamente, confira uma lista apontando a diferença entre mitose e meiose. Ver esse tipo de comparação ajuda a entender melhor o funcionamento de cada uma e, também, a fixar o conhecimento.
 
Onde ocorrem? – A mitose ocorre em todos os organismos, com exceção de vírus. A meiose ocorre apenas em animais, fungos e plantas.
 
Tipos de células que reproduzem – A mitose dá origem a células corporais, que são somáticas. A meiose cria células que são germinativas, sexuais.
 
Número de divisões celulares – A mitose realiza uma divisão celular, somando 4 estágios. A meiose realiza duas divisões, gerando 8 estágios.
 
Prófase – Trata-se da primeira fase de ambos os processos, é quando os cromossomos se condensam, os nucléolos e a carioteca desaparecem, deixando seus componentes no citoplasma. Na mitose a prófase é curta, já na meiose é longa, sendo sua maior etapa.
 
Recombinação e cruzamento – Na mitose não há recombinação, o cruzamento ocorre na prófase. Na meiose há recombinação e o cruzamento ocorre durante a prófase I.
 
Metáfase – Na mitose, os cromossomos individuais se alinham na região equatorial da célula durante a metáfase. Já na meiose, durante a metáfase I, são os pares de cromossomos que fazem isso.
 
Anáfase – Na mitose, as cromátides irmãs se movem para extremidades opostas da célula durante a anáfase. Na meiose, durante a anáfase I, as cromátides irmãs se movem juntas para o mesmo polo celular. Durante a anáfase II, as cromátides irmãs são separadas em extremidades opostas da célula.
 
Número de células criadas – A mitose finaliza com duas células-filhas criadas, enquanto a meiose termina com quatro células-filhas.
 
Ploidia – É o nome dado ao número de cromossomos presente no núcleo de uma célula. Na mitose são criadas células-filhas diplóides e na meiose elas são haplóides.
 
Genética – As células-filhas criadas pela mitose são geneticamente iguais, já as que se originam através do processo de meiose são geneticamente diferentes.

Semelhança entre mitose e meiose

Depois de falarmos a respeito da diferença entre mitose e meiose, é interessante observamos a semelhança entre os dois processos, observe.

  • Tanto mitose quanto meiose são formas de divisão celular e dão origem a novas células.
  • Durante a replicação celular, ambas seguem as mesmas fases, que são: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Entretanto, existe uma diferença, pois a meiose passa por cada uma das etapas duas vezes, enquanto a mitose só passa uma vez por elas.
  • Os dois processos começam através de uma célula-mãe.

Esperamos que essas informações tenham ajudado você a entender melhor a diferença entre mitose e meiose. Para conferir outras dicas e conteúdos úteis relacionados ao Enem e vestibular, fique ligado nos posts do Blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog