22/02/2021 Biologia

Como é formado o sistema circulatório

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Como é formado o sistema circulatório

Entender como é formado o sistema circulatório permite compreender como o corpo humano funciona. Também chamado de sistema cardiovascular, ele é o responsável pelo transporte do sangue pelo corpo. Esse trabalho de transporte é o que permite que as células recebam oxigênio e nutrientes, por exemplo. Continue lendo para entender melhor.

Entenda como é formado o sistema circulatório

O sistema circulatório (ou sistema cardiovascular) é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Esse sistema é o responsável pela circulação do sangue pelo organismo. Abaixo vamos apresentar os componentes do sistema circulatório e suas respectivas funções.

Coração

O coração possui a importante função de garantir o bombeamento do sangue. O coração humano, assim como em outros mamíferos, é um órgão muscular. É formado por quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos. O papel dos átrios é o de receber o sangue no coração. Já a função dos ventrículos é bombear o sangue para fora do órgão.

O lado esquerdo do coração concentra sangue rico em oxigênio, enquanto o lado direito possui sangue rico em gás carbônico. O fluxo contínuo de sangue no coração é resultado da ação de quatro válvulas presentes no órgão. O coração possui, ainda, três camadas ou túnicas, que são: endocárdio, miocárdio e epicárdio. O endocárdio é a camada mais interna das três.

Formada de tecido muscular estriado cardíaco, o miocárdio é a camada média, cuja responsabilidade é garantir que o sangue seja bombeado corretamente como resultado das contrações musculares. Essa é a camada mais espessa do coração. Por fim, temos o epicárdio, a camada mais externa do coração e onde fica acumulada a camada de tecido adiposo responsável por envolver o órgão.

O coração é capaz tanto de contrair quanto de relaxar, o movimento de contração recebe o nome de sístole e o de relaxamento é chamado de diástole. Na contração o sangue é bombeado, no relaxamento o coração fica cheio de sangue.

Curiosidade: os batimentos cardíacos humanos têm sua origem no próprio coração, em uma região chamada de nó sinoatrial. Essa área se caracteriza por ser um aglomerado de células responsáveis pela produção de impulsos elétricos.

Vasos sanguíneos

Em uma definição simplificada, os vasos podem ser conceituados como tubos pelos quais o sangue passa. O sistema de vasos sanguíneos é composto por um grande número de tubos fechados nos quais há circulação de sangue. Há três tipos principais de vasos sanguíneos, que são: artérias, veias e capilares. A seguir vamos explicar um pouco melhor o conceito de cada tipo de vaso sanguíneo.

Artérias

Os vasos sanguíneos chamados de artérias são aqueles que levam sangue do coração para os outros órgãos e tecidos do corpo, eles são ramificados em arteríolas. O sangue percorre esses tubos em alta pressão.

Capilares

Bastante delgados, esses vasos sanguíneos são responsáveis pela realização de trocas de substâncias entre o sangue e os tecidos. Os capilares convergem para o se conhece como vênulas que, por sua vez, convergem para as chamadas veias.

Veias

A função das veias é permitir que o sangue retorne para o coração. O sangue corre em baixa pressão nesses vasos. Para que não haja refluxo, as veias contam com valvas.

Circulação sanguínea nos seres humanos

Pelo átrio direito (por meio das veias cavas) o sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio chega ao coração. O sangue desoxigenado continua seu caminho, seguindo para o ventrículo direito. A partir do ventrículo direito, o sangue é, então, bombeado para os pulmões através das artérias pulmonares.

Quando o sangue chega aos pulmões, passa por um processo chamado hematose. O sangue que até então era rico em gás carbônico, recebe oxigênio resultante da respiração pulmonar. Através das veias pulmonares, o sangue (agora rico em oxigênio) retorna para o coração pelo átrio esquerdo. Em seguida, parte do átrio para o ventrículo esquerdo, de onde sairá para o corpo através da artéria aorta.

O sangue que sai do coração parte para vários órgãos e tecidos, são realizadas trocas gasosas nos capilares. Os tecidos recebem o oxigênio presente no sangue e o sangue recebe o gás carbônico produzido pela respiração celular. Por sua vez, os capilares se reúnem, formando vênulas que formam as veias que levam o sangue pobre em oxigênio para o coração. É função das veias cavas (superior e inferior) levar o sangue rico em gás carbônico até o átrio direito.

Entendendo a circulação sistêmica e a circulação pulmonar

Os seres humanos têm o que se chama de circulação dupla, ou seja, possuem dois circuitos de circulação, sendo a circulação sistêmica (ou grande circulação) e a circulação pulmonar (ou pequena circulação).

Circulação sistêmica (ou grande circulação)

Refere-se ao circuito percorrido pelo sangue desde que parte do coração até chegar aos tecidos do corpo, retornando para o órgão. Quando o sangue chega ao pulmão, recebe o impulso para ser transportado para o resto do corpo. Trocas gasosas são feitas nos capilares, o sangue que é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio volta para o coração.

Circulação pulmonar (ou pequena circulação)

Essa circulação diz respeito ao circuito percorrido pelo sangue do coração aos pulmões e seu posterior retorno. O primeiro ponto desse circuito é a saída de sangue desoxigenado do coração para o pulmão, onde recebe oxigênio e volta para o órgão.

Agora você já sabe como é formado e como funciona o sistema circulatório! Para conferir mais conteúdos de biologia e de várias outras disciplinas cobradas no Enem e nos vestibulares, navegue pelos posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog