Como funciona o sistema digestório? - Hexag Medicina
17/08/2022 Biologia

Como funciona o sistema digestório?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Como funciona o sistema digestório?

O bom funcionamento do sistema digestório é fundamental para o crescimento, renovação das células e desenvolvimento do organismo. Através da alimentação os seres vivos obtêm a matéria-prima necessária para a manutenção do seu corpo e para realizar suas atividades. 

A digestão consiste no processo de conversão da comida em nutrientes utilizáveis e absorvíveis pelos organismos e a eliminação das partículas sem uso. Continue lendo para entender melhor como esse sistema funciona. 

Afinal, como funciona o sistema digestório?

O sistema digestório pode ser chamado também de sistema digestivo. Nele, o alimento ingerido percorre diferentes órgãos começando pela boca, depois faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso e finalmente o ânus.

Ao longo desse processo, o alimento passa por uma série de transformações mecânicas e químicas. Dessa forma, se torna preparado para ser absorvido pelas células. 

O sistema é composto por um tubo que possui de 10 a 12 metros, é iniciado na boca e termina no ânus. Possui órgãos anexos, como pâncreas e fígado, que contribuem para a produção de enzimas digestivas. 

Sistema digestório x trato digestório: qual é a diferença? 

Embora possuam nomes semelhantes, o sistema e o trato digestório possuem órgãos distintos no corpo humano. Basicamente, o sistema digestório abrange todo o sistema que realiza o processo de digestão dos alimentos. Entre os órgãos que participam estão incluídos: boca, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. 

Por sua vez, o trato digestório abrange os órgãos percorridos pelo alimento entre o momento em que é ingerido pela boca e eliminado pelo ânus. Os órgãos que fazem parte do trato digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. 

Órgãos do sistema digestório

Conheça com mais detalhes os órgãos que fazem parte do sistema digestório. 

Boca

O processo de digestão começa na boca, com a ação dos dentes de cortar e triturar os alimentos. A língua também possui uma função, a de manipular o alimento de maneira a misturá-lo com a saliva. O papel da saliva é umidificar o alimento para tornar mais fácil o seu percurso para o esôfago. 

Os órgãos produtores de saliva são três glândulas salivares anexas à boca. A saliva protege a boca contra bactérias e ainda umedece a sua mucosa. O alimento é lubrificado e diluído pela saliva para que passe mais facilmente pela faringe e pelo esôfago. 

Faringe e esôfago

Depois de mastigado, o alimento é engolido, passando pela faringe e posteriormente pelo esôfago. A função desses órgãos é realizar o transporte da comida até o estômago através dos movimentos peristálticos (contrações involuntárias).

É nessa etapa que a epiglote (estrutura de cartilagem de pequeno porte) fecha a entrada da laringe (glote), para que a comida não siga pelo sistema respiratório. 

Estômago

Chegando ao estômago, o alimento é misturado em uma solução aquosa conhecida como suco gástrico que possui ácido clorídrico. A pepsina é a enzima principal do suco gástrico. Ela é usada para a digestão de proteínas e inicia o processo de quebra de ligações químicas entre certos aminoácidos. 

Quando o bolo alimentar recebe as enzimas do estômago recebe o nome de quimo. Tem aspecto de uma massa branca e pastosa que pode ficar no estômago por um período de 2 a 4 horas. 

Intestino delgado

O intestino delgado humano mede em torno de 6,5 metros de comprimento e está dividido em três partes: duodeno (que possui os 25 cm iniciais), jejuno e íleo. O duodeno recebe lançamentos de secreções produzidas pelo fígado e pelo pâncreas, cujo controle é feito por mensagens nervosas e hormônios. 

A secreção do suco pancreático é estimulada pelo pâncreas e atua neutralizando a acidez do quimo. Tem também função enzimática. Também é função do pâncreas a lipase, isto é, processo de quebra de gorduras (triglicerídeos) em ácidos graxos, monoglicerídeos e glicerol. 

Por sua vez, a bile é lançada no intestino para agir tal qual um “detergente” que converte as gorduras em gotículas minúsculas que são misturadas com água formando uma emulsão. A digestão dos alimentos termina na parte mais longa do intestino delgado constituída pelo jejuno e íleo. 

Nesse momento, o suco intestinal é lançado no alimento. A maltase tem a função de hidrolisar a maltose em glicose. Já a sacarose converte a sacarose em glicose e frutose. A lactase realiza a quebra da lactose em glicose e galactose, entre outros. 

Intestino grosso

O intestino grosso é constituído, entre outras partes, pelo ceco (em que está o apêndice), pelo colo e pelo reto. Esse órgão tem a função de transformar, transportar e evacuar o bolo fecal. Por esse motivo, possui grande capacidade de absorção e secreção de muco. 

A maior parte do intestino grosso é o colo, é nele que acontece a absorção de água e sais minerais não absorvidos antes. Nessa parte, há a presença de bactérias que constituem boa parte da flora intestinal e participam da formação de fezes e produção de vitaminas como a K e as do completo B. 

Como as fezes se formam? 

O alimento permanece no corpo humano por aproximadamente 72 horas, desde a sua ingestão até a sua excreção. Após todas as quebras realizadas pela boca, estômago e intestinos, o que sobrou do alimento é excretado na forma de fezes pelo ânus. 

Quando identifica a produção de em torno de 30 gramas de fezes, o cérebro envia uma mensagem para o esfíncter interno (válvula presente no fim do reto) para que ele seja aberto e deixe as fezes descerem. O ser humano não tem controle sobre o esfíncter, mas tem controle sobre o externo, a última parte antes do ânus. É por isso que podemos controlar a necessidade de defecar. 

Agora você já sabe como funciona o sistema digestório. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog