05/05/2022 Biologia

Corpo humano: quantos ossos pode-se encontrar?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Corpo humano: quantos ossos pode-se encontrar?

Ao todo, o corpo humano possui o total de 206 ossos divididos entre: cabeça (face e crânio), pescoço, ouvido, tórax (incluindo vértebras, costelas e esterno), abdômen (incluindo lombares, vértebras, sacro e cóccix), membros superiores (incluindo braço, antebraço, mão e cintura escapular) e membros inferiores (incluindo coxa, joelho, perna, pé e cintura pélvica). No artigo a seguir iremos falar com mais detalhes sobre o esqueleto humano. Boa leitura! 

Corpo humano: conheça mais sobre os seus 206 ossos

Como mencionamos acima, existem 206 ossos no corpo humano. A seguir iremos explicar mais sobre os ossos das diferentes partes do corpo. 

Ossos da cabeça

Ao todo, a cabeça do ser humano conta com  22 ossos, sendo 8 pertencentes ao crânio e 14 da face. Confira seus nomes abaixo.

Ossos do crânio: frontal, 2 temporal, 2 parietal, esfenoide, occipital e etmoide.

Ossos da face: 2 maxilar, 2 zigomático, mandíbula, 2 nasal, 2 lacrimal, 2 palatino, vômer e 2 concha nasal inferior. 

Ossos do pescoço

O pescoço em si é constituído por um osso chamado hioide. 

Ossos do ouvido

O ouvido humano é formado por 6 ossos, que são: 2 estribo, 2 bigorna e 2 martelo. Uma curiosidade é que o estribo é o menor osso do corpo humano, ele fica situado no ouvido médio e mede aproximadamente 0,25 cm. 

Ossos do tórax

O tórax é constituído por 44 ossos, dentre os quais estão 1 esterno, 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas e 24 costelas. 

Ossos do abdômen

O abdômen possui ao todo 7 ossos, sendo 1 cóccix, 1 sacro e 5 vértebras lombares. 

Ossos dos membros inferiores

Os membros inferiores, ao todo, são constituídos por 62 ossos. Destes, 52 estão nos pés, 8 nas pernas e 2 na cintura pélvica.

Ossos das pernas: 2 fíbulas, 2 patelas, 2 tíbias e 2 fêmur.

Ossos dos pés: ossos do tornozelo, falanges proximais, falanges médias, falanges distais, tálus, navicular, cuneiforme lateral, cuneiforme intermédio, cuneiforme medial, calcâneo, metatarsais e cuboide.

Uma curiosidade é que o maior osso do corpo humano está localizado na coxa, é o fêmur. 

Ossos dos membros superiores 

No total, os membros superiores são constituídos por 64 ossos. Dentre esses estão 54 nas mãos, 6 nos braços e 4 na cintura escapular.

Ossos da cintura escapular: 2 omoplatas e 2 clavículas.

Ossos dos braços: 2 rádio, 2 ulna e 2 úmero.

Ossos das mãos: piramidal, pisiforme, capitato, hamato, falange distal, falange média, falange proximal, trapézio, trapezoide, escafoide, semilunar e metacárpicos. 

O Esqueleto Humano

O esqueleto humano é formado pelo conjunto de ossos do nosso corpo unidos pela cintura escapular e pélvica.  Pode ser subdividido em:

Esqueleto axial

O chamado esqueleto axial é constituído por 80 ossos, incluindo: coluna vertebral, caixa torácica e crânio. Trata-se do conjunto de ossos situado no eixo ou parte central do corpo humano.

Tem como sua função proteger o sistema nervoso central e também órgãos vitais localizados na região torácica. Tem papel ligado à proteção do organismo e é entendido como sendo o pilar central do sistema esquelético. 

Esqueleto apendicular

O chamado esqueleto apendicular é constituído pelos ossos dos membros superiores e inferiores. Tem como principal função a sustentação e a movimentação do corpo humano. Essa subdivisão do esqueleto humano é formada por 126 ossos que se encontram tanto na parte superior quanto na inferior. 

Resumidamente, o esqueleto axial é a estrutura central formada pela cabeça, pescoço e tronco. Já o esqueleto apendicular é constituído por membros superiores e inferiores, tendo a função de movimentação e sustentação. 

Coluna vertebral

Também chamada de espinha dorsal ou eixo central do corpo humano, a coluna vertebral é a responsável pela sustentação do ser humano na posição bípede. Trata-se de um eixo relevante para estabelecer a comunicação entre o sistema nervoso central e periférico por meio da medula espinhal. A medula está contida no canal medular da coluna vertebral.

Basicamente, a coluna vertebral é constituída pelo empilhamento de vértebras, umas sobre as outras. As vértebras cervicais são as menores, as torácicas são medianas e, por fim, as lombares são as maiores. A coluna vertebral é constituída também por tecidos moles como músculos, cápsulas, ligamentos, discos e tendões. A flexibilidade da coluna é resultado direto da ação dessas estruturas. 

Quantos ossos um recém-nascido possui?

Essa é uma pergunta interessante, haja vista que um recém-nascido possui mais ossos do que um homem adulto. Ao nascer, o bebê apresenta em torno de 300 ossos.

Isso porque algumas regiões da cabeça da criança, que recebem os nomes de fontanelas ou “moleiras”, se unem com o passar do tempo, dando origem a um osso único. Essa configuração tem como objetivo tornar mais fácil a passagem do bebê pela vagina da mãe no momento do nascimento. 

Gostou de saber mais sobre os ossos do corpo humano? Aproveite para navegar pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais conteúdos como este!

Retornar ao Blog