Doença de chagas: conheça os sintomas e os impactos na saúde
A doença de Chagas é causada por protozoários da espécie Trypanosoma cruzi e possui algumas vias de transmissão, a vetorial é a mais conhecida. Também conhecida como tripanossomíase americana, essa doença é endêmica em 21 países. Estima-se que mais de 90% dos infectados não sabem que tem a doença.
O que é a doença de Chagas?
A doença de Chagas, causada pelo protozoário flagelado da espécie Trypanosoma cruzi, afeta milhões de pessoas. Essa doença pode ser transmitida de diferentes formas sendo que a vetorial é a mais conhecida. Os vetores desse tipo de transmissão são os triatomíneos (conhecidos popularmente como barbeiros).
O parasito pode sobreviver em diferentes animais como símios, roedores, marsupiais, cães, gatos, cabras e porcos. Quando em corrente sanguínea de vertebrados, o Trypanosoma cruzi se encontra na forma móvel conhecida como tripomastigota.
O protozoário se encontra na forma amastigota nos tecidos. Já nos insetos vetores, o parasito se transforma dando origem a formas infectantes que podem ser encontradas em suas fezes.
Como ocorre a transmissão da doença de Chagas?
Existem diferentes formas de transmissão da doença de Chagas, contudo, a mais conhecida é a vetorial através de triatomíneos infectados. Existem diferentes espécies envolvidas na transmissão dessa doença. Em 2006, o Brasil recebeu a certificação de interrupção da transmissão vetorial por Triatoma infestans, principal vetor da doença.
Contudo, mesmo com a interrupção da transmissão dessa doença por essa espécie, há outros triatomíneos que transmitem a doença para humanos. Nesse tipo de transmissão, o vetor contaminado, quando suga o sangue, deposita suas fezes com formas infectantes do protozoário.
A picada desse inseto provoca coceira, quando o indivíduo coça possibilita que o tripanossomo entre no organismo. Existem outras formas de transmissão dessa doença, como a oral, por exemplo.
Transmissão oral da doença de Chagas
Essa forma de transmissão ocorre através da ingestão de alimentos contaminados por protozoários oriundos de triatomíneos. Já houve surtos e casos decorrentes da ingestão de açaí e caldo de cana contaminados.
Outras formas de transmissão da doença de Chagas:
- De mãe para filho, durante a gestação ou no parto;
- Transplante de órgãos e transfusão de sangue;
- Acidental – através do contato com material contaminado.
Sintomas da doença de Chagas
Após infectar o ser humano, o protozoário entra na corrente sanguínea do indivíduo podendo impactar órgãos como o esôfago, o coração e o intestino. Essa doença possui uma fase aguda e uma fase crônica. Os sintomas na fase aguda tendem a ser mais leves, inclusive algumas pessoas são assintomáticas.
Sintomas da doença de Chagas na fase aguda
- Febre (que pode persistir por mais de sete dias);
- Dores de cabeça;
- Fraqueza;
- Inchaço no rosto;
- Inchaço nas pernas.
Os sintomas podem sumir de forma espontânea e evoluir para a fase crônica ou então se tornar formas agudas graves levando a óbito. Na fase aguda há a presença de grande quantidade de parasitos na corrente sanguínea.
Doença de Chagas na fase crônica
Na fase crônica a doença de Chagas pode se manifestar nas seguintes formas:
- Indeterminada – paciente assintomático e sem sinais de comprometimento cardiovascular ou digestório;
- Digestiva – compromete o aparelho digestório levando a megacólon ou megaesôfago;
- Cardíaca – comprometimento cardíaco que pode evoluir para insuficiência cardíaca congestiva e miocardiopatia dilatada;
- Cardiodigestiva – gera comprometimento cardíaco e digestivo.
Diagnóstico da doença de Chagas
O diagnóstico da doença de Chagas é feito por meio de exames de laboratório específicos. Dependendo da fase em que a doença está pode ser diagnosticada através de exame de sangue:
- Parasitológico – são identificados parasitas circundantes;
- Sorológico – é analisada a presença de anticorpos anti-T. cruzi.
Também é indicado que os pacientes com confirmação de doença de Chagas façam outros exames para verificar possíveis complicações. O diagnóstico rápido aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido.
Tratamento da doença de Chagas
A forma de tratamento da doença de Chagas é escolhida com base na fase da doença e nas complicações causadas pela infecção.
Fase aguda
Geralmente, esses pacientes utilizam o medicamento benznidazol que é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Esse medicamento pode ser utilizado também no tratamento da forma crônica da doença.
Os pacientes que não respondem bem ao tratamento com esse medicamento podem utilizar nifurtimox, também fornecido pelo Ministério da Saúde. As doses variam conforme o peso e idade do paciente. A posologia é uma decisão do médico responsável.
Pacientes com complicações cardíacas e/ou digestivas precisam tratar essas condições também. Os impactos da doença de Chagas na saúde precisam ser observados e tratados para evitar a evolução do quadro.
Prevenção da doença de Chagas
- Evitar contato com o barbeiro (transmissão vetorial);
- Manter a casa limpa e utilizar pesticidas;
- Em locais em que o vetor ocorre é importante ter telas nas portas e janelas;
- Nesses locais também é importante usar roupas de manga comprida e repelentes;
- Ter atenção às ações de vigilância sanitária em relação aos alimentos (transmissão via oral).
Carlos Chagas
Carlos Chagas foi um pesquisador, nascido em Minas Gerais, em 1879. Ao longo de sua carreira científica, Chagas investigou doenças como a malária e a que levou o seu nome, a doença de Chagas. Em 1909, o pesquisador detectou o protozoário que causa a doença em humanos, também identificou o vetor e fez a descrição da doença.
Agora você conhece mais sobre a doença de Chagas. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!