11/01/2022 Biologia

Entenda a importância das abelhas para o meio ambiente

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Entenda a importância das abelhas para o meio ambiente

Você sabia que um terço da produção de alimentos do mundo é dependente do trabalho das abelhas? Muito se fala da importância delas para o meio ambiente, porém, seu papel-chave para a sobrevivência do ser humano ainda é pouco difundido. Continue lendo para entender mais sobre essa relação e como a ameaça de extinção das abelhas é também uma ameaça para o homem. 

Meio ambiente e abelhas: qual a relação?

Em dezembro de 2020, um grupo de cientistas da Universidade Nacional de Singapura e da Academia Chinesa de Ciências publicou, no periódico Current Biology, uma pesquisa a respeito do padrão de comportamento e distribuição de 20 mil espécies de abelhas pelo mundo. Em outras palavras, esses cientistas criaram um verdadeiro “mapa global de abelhas”.

A pesquisa foi muito bem recebida pela comunidade científica como uma ferramenta para promover a preservação das abelhas e, também, para identificar mais profundamente o seu papel imprescindível para o meio ambiente. No texto do estudo é evidenciado que as informações a respeito das abelhas eram esparsas e imprecisas, especialmente nos países em desenvolvimento.

Os pesquisadores identificaram que a Ásia, África, América Latina e Oriente Médio contam com 84% das espécies de abelhas, porém apenas 12% delas estavam devidamente catalogadas. Esse mapa, desenvolvido através da pesquisa, objetiva democratizar o acesso a informações sobre as espécies em todo o mundo. 

Melhores práticas para estudar as abelhas

Através desse mapa global de abelhas é possível identificar regiões de hotspots, isto é, com maior variedade de espécies e com maior propensão à reprodução. Visualizando a distribuição geográfica das espécies se tornou possível chegar a conclusões bastante interessantes para o estudo de abelhas, confira algumas abaixo:

– Abelhas, diferentemente de inúmeras espécies de animais, preferem se estabelecer em regiões distantes da linha do Equador. Logo, têm preferência por lugares com climas áridos e temperados;

– As abelhas tendem a se concentrar mais em zonas mais secas e com clima mais ameno. Por esse motivo, no Brasil as abelhas são encontradas em maior quantidade no Norte, Nordeste e Centro-Oeste;

– O desmatamento de florestas se reflete diretamente na vida das espécies de abelhas;

– Há um novo padrão de distribuição de abelhas em curso desde a década de 1970. Elas estão se concentrando em áreas que antes não seriam a sua primeira escolha. 

Mas, afinal por que as abelhas são tão importantes?

Nas últimas décadas se observou uma grande queda do número de abelhas ao redor do mundo. A situação chegou a tal ponto que já existem aplicativos de aluguel de abelhas. A falta desses insetos no planeta fez da polinização assistida uma alternativa para os agricultores. 

E engana-se quem pensa que a iminente extinção de espécies de abelhas afeta apenas a agricultura. Esses animais têm um papel-chave para a manutenção da vida na Terra. Confira a seguir os três fatores que dão às abelhas tamanha relevância.

Função na alimentação 

As abelhas são responsáveis pela polinização de quase três quartos das plantas produtoras de alimentos do mundo. Em outras palavras, isso significa que elas são responsáveis por uma a cada três colheradas de comida. Esse dado é da ONG norte-americana World Bee Day, uma das principais organizações em prol da vida das abelhas. 

Nesse número não está compreendida a produção de mel que não tem finalidade apenas de alimentação, mas que também pode ser usada para o preparo de medicamentos e cosméticos. 

Sustentabilidade agrícola

O pouso das abelhas de flor em flor é fundamental para que haja a combinação do material genético das plantas. Basicamente, as abelhas coletam o pólen (pequeno grão produzido pelo sistema reprodutivo das plantas) por meio dos pelos do seu corpo e o carregam para outra planta. 

Esse trabalho permite que as plantas adquiram maior variedade genética, de maneira a se tornarem mais resistentes contra a ação de insetos e pragas. A polinização cruzada é fundamental para o trabalho de pequenos, médios e grandes produtores agrícolas

Relação com a manutenção da biodiversidade

As abelhas estão fortemente relacionadas com a manutenção da biodiversidade em nosso planeta. Se elas simplesmente desaparecessem de um dia para o outro é bem provável que haveria um colapso em pouco tempo. Abelhas são insetos bastante sensíveis a mudanças de temperatura e ambiente. Isso faz delas indicadores da saúde do planeta.

Por que as abelhas estão desaparecendo?

O crescente desaparecimento de abelhas está diretamente relacionado aos diversos problemas ambientais atuais. Ganham destaque entre esses fatores novas doenças, mudanças climáticas, plantio de culturas geneticamente modificadas, introdução de novas espécies fora de seus habitats, uso de pesticidas inadequados, entre outros. 

Preservar o meio ambiente é fundamental para preservar as abelhas que, por sua vez, são essenciais para o primeiro. Trata-se de um círculo para a manutenção da vida.

Agora você já sabe qual é a importância das abelhas para a manutenção da vida no mundo.

Retornar ao Blog