Entenda o fenômeno da evapotranspiração - Hexag Medicina
18/04/2023 Biologia

Entenda o fenômeno da evapotranspiração

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Entenda o fenômeno da evapotranspiração

A junção dos fenômenos de evaporação e transpiração resulta num outro fenômeno chamado de evapotranspiração. Continue lendo para entender do que se trata esse fenômeno especificamente e qual é a sua importância. 

O que é evapotranspiração?

Em linhas gerais, consiste no processo pelo qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor. Tem papel fundamental no Ciclo Hidrológico em escala global. 

O processo se relaciona com a evaporação da água de:

  • Superfícies de água livre (oceanos, mares, represas, rios, lagos entre outros);
  • Solos;
  • Vegetação úmida (interceptada durante a chuva);
  • Transpiração dos vegetais. 

A evapotranspiração depende de vários fatores, como:

  • Manejo e uso do solo;
  • Características da vegetação;
  • Condições climáticas. 

Qual é a importância da evapotranspiração?

Este processo é essencial no ciclo hidrológico da água. Segundo estudos, aproximadamente 70% da quantidade da água precipitada sobre a superfície da Terra retorna à atmosfera através desse processo. 

Através da mensuração desse processo é possível fazer:

  • A estimativa da capacidade de reservatórios ou aquíferos;
  • A determinação do rendimento das bacias hidrográficas;
  • A elaboração de projetos de irrigação focados na agricultura;
  • O controle da disponibilidade de água para abastecer uma população urbana.

A evapotranspiração na agricultura

A irrigação é uma prática pouco usada no Brasil, em comparação com a área do país destinada à agricultura. Para se ter uma ideia, do total, somente 10% das áreas são irrigadas. Isso equivale, segundo o IBGE, a 6,7 milhões de hectares. 

Ainda que represente uma pequena parcela da agricultura nacional, a irrigação é um processo que deve ser feito de forma consciente e planejada. O objetivo é evitar desperdícios e prejuízos para o meio ambiente. 

O processo consciente demanda a realização de monitoramento constante da lavoura. Especialmente das condições meteorológicas como:

  • Precipitação;
  • Radiação solar;
  • Ventos;

A evapotranspiração na Amazônia

Na Amazônia, a produção de umidade acontece em larga escala. No decorrer do dia, há centenas de milhões de litros de água formando uma massa de ar que se desloca para outras regiões brasileiras. 

Os ventos alísios, normalmente, fazem com que esse ar úmido se desloque na direção oeste. Em seguida, o ar úmido se depara com um “paredão” formado pelas montanhas da Cordilheira dos Andes.

No local, ocorrem algumas chuvas conhecidas como orográficas. O ar, carregado de vapor de água, então se desloca para o interior do continente da América do Sul. Logo, o deslocamento se dá para as demais regiões do Brasil, isso permite que as chuvas sejam distribuídas. 

Qual é a causa da evapotranspiração? 

Pode ser definida como o processo de transferência do vapor de água para a atmosfera. Acontece através da evaporação dos solos úmidos e também pela transpiração das plantas. A água da superfície terrestre passa então para a atmosfera estando em estado de vapor. 

Processo de Evapotranspiração

Diferente do processo de precipitação, acontece todos os dias. A intensidade desse processo depende especialmente da disponibilidade de água no solo e da demanda atmosférica. O aquecimento do ar tem relação direta com a demanda atmosférica. 

Quando a temperatura aumenta, a quantidade de vapor de água necessária para a saturação do ar, também aumenta. Então, o aumento da temperatura possibilita que o ar armazene mais vapor de água em um mesmo volume. 

Conheça os 5 tipos de evapotranspiração

O fenômeno da evapotranspiração pode ser de cinco tipos: 

  • Evapotranspiração de referência (ETo);
  • Evapotranspiração Real (ETR);
  • Evapotranspiração de oásis (ETO);
  • Evapotranspiração de Cultura (ETc);
  • Evapotranspiração da real da cultura (ETr). 

Saiba mais sobre esses tipos de evapotranspiração abaixo. 

Evapotranspiração potencial (ETp) ou de referência (ETo)

Consiste na quantidade de água transferida para a atmosfera através da evaporação e transpiração em condições sem restrição hídrica. A cultura, nesse caso, é rasteira e está em pleno desenvolvimento. 

Evapotranspiração real (ETR)

Caracteriza-se como a quantidade de água transferida para a atmosfera através de evaporação e transpiração nas condições reais de fatores atmosféricos e umidade do solo. 

Evapotranspiração de oásis (ETO)

Diz respeito a evapotranspiração de uma área vegetada e irrigada que esteja circundada por uma área seca. Assim não tem a presença de área de bordadura. 

Evapotranspiração da cultura (ETc)

Nesse tipo se considera uma cultura sadia, na fase de desenvolvimento e sem a falta de água. 

Evapotranspiração da real da cultura (ETr)

É diferente da ETc somente por não ter bordadura. São consideradas as condições reais da cultura, tendo ou não a presença de água. 

Conclusão

Resumidamente, a evapotranspiração consiste no processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera através de evaporação e transpiração. A evaporação se dá através da água do solo e da vegetação úmida. A transpiração acontece pelas plantas. 

Este processo tem grande impacto no Ciclo Hidrológico em escala global. Por isso é tão importante entender o conceito e como ele se aplica na prática para a manutenção desse ciclo.

Gostou de saber mais sobre este fenômeno? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog