O que são fontes de energia?
Os recursos utilizados para a geração de energia recebem o nome de fontes de energia. Podem ser utilizados para diferentes finalidades, como o funcionamento de máquinas e veículos. Essas fontes podem ser renováveis ou não renováveis, naturais ou artificiais.
Sendo a energia um recurso essencial para a humanidade, esse é um tema bastante cobrado em provas do Enem e de vestibulares. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.
Entenda o que são fontes de energia
As fontes de energia nada mais são do que matérias-primas que direta ou indiretamente fornecem energia para o funcionamento de máquinas. São encontradas na natureza e precisam ser transformadas para que possam entregar resultados.
Alguns exemplos de fontes de energia são as águas de um rio, o petróleo, o gás, o carvão e o vento. A energia que essas fontes geram pode ser empregada para várias finalidades como transporte, uso doméstico, indústria etc.
Nos últimos anos, muito se tem falado a respeito das mudanças climáticas e da importância da sustentabilidade. Nesse sentido, as fontes de energia limpas vêm ganhando maior destaque. Essas fontes geram menos impacto ao meio ambiente e por serem renováveis não irão esgotar os recursos disponíveis.
A crescente preocupação com o meio ambiente tem contribuído para a descoberta de novas fontes de energia para substituir as antigas e não renováveis. A seguir iremos explicar a diferença entre as renováveis e as não renováveis.
Fontes de energia renováveis
No grupo das fontes de energia renováveis estão aquelas que se reabastecem naturalmente. Isso significa que podem ser usadas constantemente sem que haja preocupação em relação ao seu esgotamento.
Confira a seguir os exemplos de fontes de energia renováveis:
Hidrelétrica: a energia é gerada a partir da força da água.
Solar: a energia é gerada a partir da luz solar.
Eólica: nessa fonte, a energia é gerada a partir da ação do vento.
Geotérmica: a energia é gerada a partir do calor interno do planeta.
Biomassa: materiais orgânicos são utilizados para gerar energia.
Oceanos: a energia é gerada a partir da ação dos oceanos.
Hidrogênio: a energia é gerada através da reação entre hidrogênio e oxigênio.
Fontes de energia não renováveis
Na categoria de fontes de energia não renováveis estão aquelas que podem acabar se houver uso excessivo para gerar energia. Essas fontes possuem caráter estratégico, pois são limitadas. Tais fontes podem ser utilizadas como moeda de troca, especulação e ser o motivo de conflitos entre nações.
O petróleo é um dos principais exemplos de fonte de energia não renovável. Muito utilizado pela indústria automobilística e para gerar energia para mover diferentes veículos, o petróleo tem grande importância atualmente.
A seguir você pode conferir alguns exemplos de fontes de energia não renováveis:
Combustíveis fósseis: dentre os principais estão petróleo, gás natural e carvão mineral.
Energia nuclear: consiste na energia gerada a partir do aquecimento da água. Quando a água é transformada em vapor ativa os geradores.
Fontes de energia: primárias e secundárias
As fontes de energia primária são aquelas encontradas normalmente no meio ambiente e que são usadas da forma como se apresentam, isto é, em seu estado natural e bruto. Podemos citar como exemplos a água, o vento, o Sol, o petróleo, o urânio e o carvão.
Quando essas fontes primárias passam por um centro de transformação, são convertidas em fonte de energia secundária. Assim ficam prontas para o uso. Podemos citar como exemplos a energia elétrica e o combustível.
Confira alguns exemplos dessa transformação de energia primária em secundária:
Usinas termelétricas: nessas usinas, é realizada a queima do carvão mineral e o petróleo para a geração de energia.
Usinas hidrelétricas: a energia é transformada em eletricidade a partir da queda d’água.
Coquerias: o coque é obtido a partir do carvão mineral e posteriormente usado para o aquecimento dos fornos de siderurgia.
Brasil: conheça suas fontes de energia alternativas
A demanda por energia no Brasil cresceu consideravelmente a partir do século XIX. Esse fato se deve ao aumento das áreas urbanizadas e ao surgimento da indústria. Houve uma série de mudanças nos padrões de consumo e econômicos da população.
O desenvolvimento científico e a Revolução Industrial trouxeram para o dia a dia da sociedade a eletricidade, aço, gás natural, petróleo e vários outros materiais. O uso excessivo de fontes de energia levou a uma série de mudanças climáticas que se refletiram sobre a camada de ozônio e a redução da biodiversidade.
Nesse cenário, fontes de energia renováveis, como o vento, a radiação solar e a biomassa, se tornaram relevantes. Essas fontes são vistas como limpas e baratas. Atualmente, a ciência busca métodos para aprimorar as fontes que já existem e desenvolver novas tecnologias de fontes limpas e abundantes.
Etanol brasileiro
O etanol brasileiro é considerado, atualmente, como uma das principais fontes de energia limpa. A produção desse combustível alternativo é feita a partir da cana-de-açúcar. O Brasil tem a liderança mundial dessa fonte de energia, além de uma cadeia produtiva complexa.
O etanol cresceu significativamente nos últimos anos como um combustível para carros. Devemos observar que a frota brasileira é constituída por carros flex (aqueles que podem rodar com gasolina e etanol). Esse é um mercado de grande potencial.
Gostou de conhecer mais sobre fontes de energia? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!