Quais os principais tipos de fungos? - Hexag Medicina
26/01/2023 Biologia

Quais os principais tipos de fungos?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Quais os principais tipos de fungos?

Existem mais de 144 mil espécies de fungos, esses organismos pertencem ao Reino Fungi. Dentre essas espécies estão bolores, leveduras e cogumelos. No artigo a seguir iremos apresentar os principais tipos e como eles interagem com o ser humano. Alguns são benéficos e outros prejudiciais para a saúde do homem. 

O que são fungos?

Os fungos já foram classificados como vegetais e como protistas. Contudo, atualmente, compõem um reino à parte, o Fungi. Os organismos conhecidos como fungos não conseguem produzir seu próprio alimento como as plantas. O alimento é obtido por esses organismos através de outras fontes, que podem ser vivas ou mortas.

Apesar de não se moverem, estão em quase todos os lugares, como no ar, no solo, nas plantas e até nos alimentos que consumimos. Esses organismos são muito importantes para o equilíbrio da natureza uma vez que são parte do ciclo de nutrientes dos ecossistemas. 

Características dos fungos

Como já mencionamos, existem inúmeras espécies de fungos que apresentam hábitos e características diferentes. No entanto, há características em comum entre essas espécies, confira abaixo:

  • Todos os fungos são eucariotas (têm células bem organizadas como plantas e animais);
  • O DNA dos fungos é encapsulado em um núcleo (estrutura central);
  • Os fungos possuem organelas que realizam inúmeras funções dedicadas como transportar proteínas e produzir energia. 

Unicelulares ou multicelulares

Há fungos unicelulares (constituídos de uma única célula) como as leveduras e espécies multicelulares. No último caso, as células se unem em fileiras com visual semelhante a galhos de árvores. Cada estrutura individual ramificada é chamada de hifa. Diversas hifas se juntam para formar o micélio que compõem o corpo do fungo.

Nutrição dos fungos

Os fungos, assim como outros seres vivos, apenas podem crescer se tiverem acesso à água, comida e oxigênio. Em relação à alimentação, os fungos:

  • Não fazem fotossíntese;
  • São seres heterótrofos;
  • Precisam procurar seu alimento;
  • Absorvem nutrientes de substâncias orgânicas a sua volta;
  • Ao encontrar alimentos, os fungos despejam suas enzimas, a sua digestão acontece fora do corpo.

As enzimas citadas são produzidas nas pontas das hifas e permitem que os fungos se desenvolvam em diferentes ambientes. 

Reprodução dos fungos

A reprodução dos fungos pode ser sexuada ou assexuada. Em ambos os processos, os fungos podem gerar esporos. Os esporos são células especiais que quando liberadas no ambiente adequado podem originar um novo corpo fúngico. O transporte dos esporos pode acontecer através do ar ou da água

Na reprodução assexuada ocorre o processo de mitose, onde a célula se divide produzindo cópias genéticas de si mesma. Nos fungos unicelulares esse processo é conhecido também como brotamento, uma vez que um ramo pequeno ou botão emergia da célula-mãe. O crescimento é lento. 

Por sua vez, a reprodução sexuada dos fungos se dá através da produção de esporos por meiose. Os esporos são liberados germinando em micélios parecidos com árvores estando prontos para o “acasalamento”. O contato de um micélio com o outro forma um micélio secundário. 

Quais são os principais grupos de fungos?

Os fungos são normalmente classificados em quatro grupos: 

  • Chytridiomycota (quitrídeos);
  • Ascomycota (leveduras);
  • Zygomycota (bolores de pão e mofo);
  • Basidiomycota (inclui cogumelos comestíveis como o champignon e os decompositores como os orelhas-de-pau).

Também há uma classificação que considera as fontes de alimentos dos fungos. Os que se alimentam de organismos mortos (auxiliando assim na decomposição) recebem o nome de saprófitos.

Já os que obtêm seu alimento por meio de um hospedeiro vivo, mas sem gerar prejuízos para ele, são chamados de mutualistas ou simbiontes. Podemos citar como exemplo os líquens. E por fim, os fungos que se alimentam de um hospedeiro vivo causando prejuízos para o mesmo são chamados de parasitas. 

Principais tipos de fungos

Confira abaixo os principais tipos de fungos existentes.

Leveduras – Podem viver como unicelulares ou em forma multicelular apresentando hifas. Encontradas em vários lugares, até mesmo dentro de plantas e animais. Tem a capacidade de metabolizar carboidratos como álcool e dióxido de carbono. Leveduras são usadas na fermentação de pães, vinho e cerveja. 

Bolores – Pertencem ao grupo dos zigomicetos. Tem rápido crescimento sendo responsáveis por deteriorar alimentos como frutas, pães e lácteos. As hifas septadas desses fungos se espalham através da fonte de alimento penetrando na comida. 

Líquens – São formados a partir de uma relação entre um fungo e diversos organismos fotossintéticos (relação simbiótica). 

Micorrizas – Esses micro-organismos vivem em uma associação estreita com as raízes das plantas ajudando-as na absorção de mais nutrientes. As hifas desse tipo de fungos crescem até as raízes das plantas, se ramificando em uma rede fina de hifas que tem a capacidade de absorver mais nutrientes. 

Conheça doenças causadas por fungos

Alguns fungos podem ser responsáveis por gerar doenças fúngicas, como: 

  • Micose (infecção fúngica que pode ser causada por três tipos de fungos: microsporum, trichophyton e epidermophyton); 
  • Candidíase (infecção resultante de proliferação exagerada do fungo Candida albicans. Esse é um fungo que existe naturalmente no corpo humano e que em pequenas quantidades auxilia na absorção de nutrientes e digestão); 
  • Histoplasmose (doença fúngica que atinge especialmente o pulmão, sendo causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. Esse fungo é encontrado nas fezes de pássaros e morcegos). 

Agora você conhece os principais tipos de fungos. Para conferir mais conteúdos sobre Biologia, além de dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog