Entenda o que é e como ocorre a gametogênese feminina e a masculina - Hexag Medicina
03/01/2024 Biologia

Entenda o que é e como ocorre a gametogênese feminina e a masculina

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Entenda o que é e como ocorre a gametogênese feminina e a masculina

A reprodução humana é um processo que envolve muitas etapas e fases sendo a gametogênese o início de tudo. No artigo a seguir explicaremos o conceito, como esse processo acontece e os tipos. 

O que é gametogênese?

As células reprodutivas são conhecidas como gametas e o processo de formação delas recebe o nome de gametogênese. A produção de gametas acontece, geralmente, em organismos com processo reprodutivo sexuado. 

É possível fazer uma analogia de que os gametas são “veículos” de transferência dos genes para as próximas gerações. A gametogênese é o fenômeno biológico resultante na formação de espermatozoides (masculino) e ovócitos secundários (feminino). 

Meiose 

A meiose(divisão celular) é o principal processo de gametogênese e consiste na redução da quantidade de cromossomos de cada célula pela metade. Isso garante que quando óvulo e espermatozoide se encontram, somam a quantidade certa de cromossomos e dão origem a uma vida

Etapas da gametogênese

O processo de gametogênese se caracteriza por ter algumas etapas diferentes:

  • Mitose (multiplicação);
  • Crescimento;
  • Meiose (maturação).

Essas etapas são diferentes entre si em variados aspectos em machos e fêmeas. 

Gametogênese feminina

A gametogênese feminina pode ser chamada também de ovulogênese, oogênese ou ovogênese. Esse processo é responsável pela formação dos óvulos (gametas femininos). O processo é realizado a partir do epitélio germinativo do ovário.

Nesse processo são utilizadas as células diploides chamadas de ovulogônias ou ovogônias. O processo de formação dos óvulos é iniciado no embrião, em torno do terceiro mês de desenvolvimento do feto. 

Multiplicação das ovogônias

Ao longo de toda a fase fetal, as ovogônias se multiplicam no indivíduo feminino. Essa divisão é então interrompida e ocorre a diferenciação em ovócitos primários. Em geral, uma mulher nasce com aproximadamente 400 mil ovócitos primários. 

Os ovócitos estão envoltos por diversas camadas de células foliculares, assim os folículos ovarianos têm origem. O ovócito primário chega ao fim da primeira divisão meiótica quando os folículos estão desenvolvidos. Isso resulta em células de tamanhos diferentes:

  • Ovócito secundário (célula grande e rica em vitelo);
  • Corpúsculo polar (pequena e que se degenera). 

Segunda meiose

A segunda meiose é iniciada pelo ovócito secundário e para na fase de metáfase II. O processo de desenvolvimento do folículo leva a um aumento da pressão dos líquidos internos que causa o seu rompimento (ovulação). O óvulo nada mais é do que o ovócito secundário que só seguirá para o segundo processo de meiose se houver fecundação.  

Fases da gametogênese feminina

Confira abaixo as três etapas nas quais o processo de gametogênese feminina pode ser dividido: 

Fase de multiplicação ou proliferação

  • Fase em que meioses consecutivas acontecem.
  • A quantidade de células germinativas aumenta e assim as ovogônias são originadas.
  • Essa fase, em humanos, termina no perto do final dos primeiros três meses de gestação. 
  • Bebês do sexo feminino nascem com cerca de meio milhão de folículos.
  • A quantidade de folículos é limitada e irá durar pela vida toda da mulher. 

Fase de crescimento

  • As ovogônias passam por um grande crescimento nessa fase.
  • O citoplasma aumenta acumulando então diversas substâncias nutritivas para a célula.
  • Recebe o nome de vitelo o depósito de nutrientes no citoplasma da célula.
  • O vitelo é o responsável pela nutrição do embrião. 
  • No fim da fase de crescimento, as ovogônias se convertem em ovócitos primários chamados de ovócitos de primeira ordem (ou ovócitos I). 
  • Essa fase vai até a puberdade da mulher. 

Fase da maturação

  • Dos cerca de 400 mil ovócitos primários somente uma quantidade limitada, em torno de 350 a 400 ovócitos, se tornarão gametas maduros.
  • Essa transformação acontecerá somente uma vez por mês. Ou seja, um ovócito a cada ciclo menstrual. 
  • O processo de maturação começa quando o indivíduo chega a sua maturidade sexual (o que acontece entre os 11 e 15 anos de idade).
  • O ovócito secundário somente passará pela evolução na segunda meiose se for fecundado com o espermatozoide. 

Gametogênese masculina

A gametogênese masculina pode ser chamada também de espermatogênese e acontece nas gônadas masculinas (testículos). Uma de suas atribuições é a secreção de testosterona, hormônio sexual que leva ao desenvolvimento das características masculinas como:

  • Pelos em grande quantidade;
  • Massa muscular;
  • Timbre de voz grave entre outros. 

O processo de espermatogênese se dá ao longo de toda a vida do indivíduo masculino. Os testículos, nos mamíferos, costumam estar posicionados fora da cavidade abdominal. Inseridos em uma bolsa escrotal, tem uma temperatura de cerca de 1°C a menos do que o restante do organismo. 

Fases da gametogênese masculina

A espermatogênese se dá em quatro fases diferentes que explicaremos abaixo. 

Fase de proliferação ou multiplicação

Inicia na puberdade e acontece de forma contínua ao longo de toda a vida. Através de mitoses consecutivas, as células diploides dos testículos aumentam levando a formação das espermatogônias.

Fase de crescimento

Nessa fase acontece um acréscimo leve no citoplasma das espermatogônias que então se convertem em espermatócitos de primeira ordem. As células são diploides e podem ser chamadas de espermatócitos primários ou espermatócitos I.

Fase de maturação

Essa é uma fase rápida e se caracteriza pela ocorrência da meiose. Depois da primeira divisão meiótica, os espermatócitos primários dão origem a dois espermatócitos secundários cada um. Embora tenham cromossomos duplicados, são haploides. A partir da segunda divisão meiótica quatro espermátides haploides têm origem. 

Espermiogênese

Esse é o processo que faz a conversão das espermátides em espermatozoides. Ocorre a perda de quase todo o seu citoplasma e as vesículas do complexo de Golgi se fundem originando o acrossomo. Este se encontra na extremidade anterior dos gametas. Uma de suas funções é perfurar as membranas do óvulo, através de enzimas, na fecundação.  

Os centríolos, nessa fase, migram para a parte posterior do núcleo da espermátide levando a formação do flagelo. Essa estrutura é a responsável pelo movimento do espermatozoide. 

Agora você conhece mais sobre a gametogênese feminina e masculina. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog