Microbiologia: saiba sua importância, como surgiu e quais organismos essa ciência estuda
A microbiologia é a ciência focada no estudo dos micro-organismos, seres vivos que somente podem ser observados com o auxílio de microscópios. Esse ramo da Biologia estuda organismos como vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos. Atenta-se para aspectos como estrutura, taxonomia, ecologia e fisiologia desses seres.
O que é a microbiologia?
A microbiologia é o ramo da Biologia que estuda os micro-organismos como vírus, bactérias, protozoários, fungos e algas. Os seres estudados por esse campo podem ser visualizados somente com o auxílio de microscópios. A palavra é formada pela junção dos termos: mikros (pequeno), bios (vida) e logos (ciência).
Dentre os aspectos investigados pela microbiologia estão:
- Taxonomia;
- Estrutura;
- Fisiologia;
- Ecologia.
Ter conhecimento a respeito dos micro-organismos é muito importante, pois esses seres vivos participam de processos ecológicos fundamentais para nosso planeta. Eles têm ainda relevância econômica e podem causar doenças em seres humanos e outros seres vivos. Então é fundamental ter um ramo de estudos com esse foco.
Como a microbiologia surgiu?
A criação do microscópio foi essencial para o desenvolvimento da microbiologia. Embora existam divergências entre os autores, atribui-se o aperfeiçoamento desse equipamento a Antony van Leeuwenhoek.
Grande observador, Leeuwenhoek é considerado o pai da microbiologia. Com seu equipamento primitivo ele observou os glóbulos vermelhos do sangue, os espermatozóides e os micro-organismos.
Qual é a importância da microbiologia?
A partir do momento em que se confirmou a existência de seres microscópicos, diversos pesquisadores começaram os seus estudos a respeito deles. O objetivo era entender o que eram esses seres, como se comportavam e qual era seu papel no meio ambiente.
A microbiologia possibilitou o aproveitamento desses seres para finalidades econômicas. Atualmente, os micro-organismos são utilizados na indústria farmacêutica e alimentícia, por exemplo. Então é determinante entender mais sobre esses organismos e os benefícios e malefícios que podem causar para o ser humano.
A microbiologia tem ainda grande relevância para a saúde do ser humano. Vários desses seres são patogênicos, ou seja, esse ramo da Biologia permite conhecer mais sobre algumas doenças e encontrar soluções.
Quais micro-organismos são estudados na microbiologia?
A microbiologia estuda os micro-organismos, isto é, aqueles que só podem ser visualizados com a ajuda do microscópio. Estão neste grupo:
- Seres procariontes (como bactérias);
- Seres eucariontes (como espécies de protozoários, algas e fungos);
- Organismos acelulares (como vírus).
Na maioria dos casos, os organismos estudados são unicelulares (formados por apenas uma célula). A célula é a unidade funcional e estrutural de todos os seres vivos. Então, mesmo nos organismos constituídos por somente uma célula, ocorrem processos complexos como reações químicas, reprodução e evolução.
Ramos da microbiologia
A microbiologia é dividida em algumas áreas, de acordo com o micro-organismo estudado. Explicaremos mais sobre elas a seguir apresentando as suas aplicações.
Bacteriologia
Esse é o ramo da microbiologia que foca no estudo das bactérias. As bactérias são organismos procariontes e unicelulares que:
- Participam do processo de decomposição;
- Atuam em ciclos biogeoquímicos;
- São utilizadas no fabrico de alimentos e medicamentos;
- Podem causar doenças nos seres humanos como tuberculose, meningite e hanseníase.
Virologia
É o ramo da microbiologia que estuda apenas os vírus. Esses organismos são acelulares e somente conseguem se reproduzir dentro de células. Por isso são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios. Há muitas espécies de vírus conhecidas por sua capacidade de causar doenças como:
- Gripe;
- Covid-19;
- Dengue;
- Febre-amarela;
- Hepatite;
- AIDS.
Protozoologia
Esse é o ramo da microbiologia que estuda os protozoários, seres unicelulares, eucariontes e que não tem capacidade de realizar fotossíntese. Podem apresentar diferentes formas de locomoção como cílios, flagelos e psdeudópodes. Os protozoários também podem causar doenças em seres humanos, como:
- Malária;
- Giardíase;
- Doença de Chagas.
Micologia
A micologia é o ramo da microbiologia que estuda os fungos, organismos eucariontes, heterotróficos e que podem ser uni ou pluricelulares. Atuam na decomposição e também são apreciados na culinária, sem processamento ou na produção de alimentos como queijos. Podem causar micoses e ser usados na produção de medicamentos.
Ficologia
Esse ramo da microbiologia estuda as algas, organismos fotossintetizantes eucariontes que podem ser uni ou multicelulares. As algas se destacam, ecologicamente, por produzir oxigênio e fazer parte da cadeia alimentar de diferentes ecossistemas. Podem ser utilizadas na indústria alimentícia, farmacêutica e de cosméticos.
Resumo sobre microbiologia
- A microbiologia é o ramo da Biologia que estuda os micro-organismos.
- Essa ciência foi desenvolvida após a invenção do microscópio.
- Antony van Leeuwenhoek é considerado o pai da microbiologia.
- Essa ciência estuda organismos como vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.
- A bacteriologia é o ramo da microbiologia que estuda as bactérias.
- A virologia é o ramo da microbiologia que estuda os vírus.
- A protozoologia é o ramo da microbiologia que estuda os protozoários.
- A micologia é o ramo da microbiologia que estuda os fungos.
- A ficologia é o ramo da microbiologia que estuda as algas.
Gostou de saber mais sobre a microbiologia? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!