O que é a respiração cutânea? - Hexag Medicina
03/08/2022 Biologia

O que é a respiração cutânea?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O que é a respiração cutânea?

A respiração cutânea é um tipo de respiração que se caracteriza pela realização da troca gasosa por meio da pele ou da superfície do corpo. Está presente em alguns animais. No artigo a seguir iremos explicar o que é, como acontece e quais são os tipos existentes. Boa leitura!

O que é respiração cutânea?

A respiração cutânea também é conhecida como tegumentar ou troca gasosa cutânea. Consiste no processo através do qual algumas espécies de animais realizam troca gasosa por meio da pele ou da superfície do corpo.  

A superfície corporal desses animais deve estar sempre úmida, pois a respiração cutânea se dá pelo processo de difusão. Por esse motivo, boa parte dos animais que apresentam esse tipo de respiração vivem em ambientes úmidos ou aquáticos.

Podemos citar entre os animais que realizam esse tipo de respiração anelídeos (poliquetas, sanguessugas, minhocas), insetos, cnidários (águas-vivas e medusas), platelmintos (Taenia solium), anfíbios e espongiários (poríferos). 

Os sapos podem ser citados como um caso diferenciado, pois quando se tornam adultos apresentam tanto a respiração cutânea quanto a pulmonar. Como eles têm pulmões pouco desenvolvidos, dependem da respiração pela pele para complementar a troca de oxigênio pelo gás carbônico. 

Como a respiração cutânea acontece?

Como citamos acima, a respiração cutânea se dá através do processo de difusão. No ambiente externo há maior presença de oxigênio do que dentro do corpo do animal. Dessa forma, o oxigênio entra no interior do corpo do animal. Por sua vez, o dióxido de carbono realiza o caminho inverso, chegando ao exterior do corpo do animal. 

A realização do processo depende de alguns fatores, como a ampla vascularização da pele desses animais, sua umidade e permeabilidade. Esse tipo de respiração é uma característica de seres de pequeno porte.

Manter a pele úmida demanda grande gasto de energia. Por isso, os animais que realizam esse tipo de respiração precisam estar em ambientes aquáticos e úmidos. 

Há basicamente três mecanismos responsáveis pelo controle desse tipo de respiração: 

– Quantidade de oxigênio presente no ar ou na água em contato com a pele;

– Processo de difusão (processo de passagem dos gases pela pele);

– Convecção (que é o movimento dos gases dissolvidos). 

Conheça os tipos de respiração cutânea

A respiração cutânea pode ocorrer de forma direta ou indireta. No tipo de respiração tegumentar direta, o oxigênio é captado pelas células que estão localizadas abaixo da pele. Nesse caso, o gás é difundido e chega a todas as outras células. Isso se dá sem que seja necessário ter um sistema circulatório. Podemos citar os platelmintos (como as planárias) como exemplo de seres vivos que realizam esse tipo de respiração. 

Por sua vez, a respiração cutânea indireta ocorre por intermédio de um sistema circulatório. Os animais que a realizam apresentam pele bastante vascularizada. Os vasos capilares são responsáveis por conduzir o oxigênio até as células. 

Podemos citar como exemplo os anelídeos, que apresentam sistema circulatório bastante simples, constituído de um vaso sanguíneo que conduz o oxigênio até a célula e outro que leva o dióxido de carbono para a superfície. Realizam esse tipo de respiração anfíbios como rãs, sapos e pererecas.

Para que isso possa acontecer, esses animais usam várias glândulas que possuem na sua pele e que são responsáveis por secretar uma substância mucosa feita de glicose. A função dessa substância é reter a umidade do ar, tornando mais fácil o processo de troca gasosa por meio da difusão.

Conheça outros tipos de respiração

Existem outros quatro tipos de respiração além da respiração cutânea. São esses outros quatro tipos: a branquial, a celular, a traqueal e a pulmonar. Confira a seguir as características desses diferentes tipos de respiração. 

Respiração celular

Trata-se da forma como as células obtêm energia. Essa respiração é realizada em conjunto com outros tipos que garantem que o oxigênio irá chegar até as células, o que é fundamental para que ele seja metabolizado e gere energia. Em seguida, a célula libera gás carbônico, que é então conduzido até a superfície através de algum outro sistema. 

Respiração traqueal

Tipo de respiração que se dá por pequenos dutos que conduzem o oxigênio da superfície diretamente até as células, sem que precise de um sistema circulatório. 

Respiração branquial

É o tipo de respiração realizada por animais aquáticos. Eles retiram o oxigênio da água por meio de órgãos chamados brânquias. O oxigênio chega às células devido à presença do sistema circulatório e do sangue. 

Respiração pulmonar

Esse é o tipo de respiração dos animais vertebrados terrestres. O processo se inicia com a entrada do ar no corpo por meio da cavidade nasal. Esse ar é então encaminhado para os pulmões, que capturam o oxigênio e o depositam no sistema circulatório. Na sequência, o oxigênio é espalhado pelas células. O gás carbônico, liberado pelas células, é recolhido. 

Agora você já sabe o que é respiração cutânea. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog