26/05/2021 Biologia

O que é Biosfera?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que é Biosfera?

Saber o que é biosfera é essencial para quem está se preparando para o Enem e demais vestibulares. A biosfera consiste simplesmente no conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, as regiões da Terra que são habitadas.

Embora o termo tenha forte relação com os seres vivos que habitam o planeta, pode ter uma definição mais ampla, referindo-se também aos ambientes. Continue lendo para entender esse conceito e o que se relaciona a ele.

O que é Biosfera? – Tudo o que você precisa saber

Antes de chegarmos especificamente na explicação do que é biosfera, é necessário ressaltar que o planeta Terra pode ser dividido em quatro camadas esféricas interligadas, que são: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera. Nessas quatro divisões estão abarcadas as principais características do planeta.

A litosfera corresponde à parte sólida do planeta, que é formada a partir de rochas. A hidrosfera, por sua vez, diz respeito a todas as massas de água do planeta, como rios, lagos e oceanos. A atmosfera consiste na camada de gases que envolve o planeta, tendo como função promover o equilíbrio térmico do planeta. Na atmosfera estão contidos, entre outros, oxigênio, nitrogênio e gás carbônico.

A biosfera, por fim, refere-se às regiões da Terra que são habitadas e têm relação íntima com as outras divisões. Sem as outras partes do planeta, provavelmente não haveria vida. Há autores que definem a biosfera como sendo formada pela litosfera, hidrosfera e atmosfera. Nesse caso, o nome mais adequado seria ecosfera.

O termo biosfera significa esfera da vida, refere-se às condições ambientais em que os processos necessários para a origem e manutenção da vida (vegetal e animal) acontecem. De maneira mais prática, a biosfera pode ser definida como uma camada do planeta que tem a capacidade de abrigar vida com ar, água, solo, alimentos e calor, elementos necessários para que a vida se perpetue.

A origem da biosfera

Acredita-se que o planeta Terra era bem diferente do que é hoje quando se originou. A superfície provavelmente era muito mais quente e não existia água em estado líquido. Com o passar do tempo, a superfície terrestre foi esfriando e, com isso, a água líquida começou a se acumular em depressões da crosta, originando, assim, os primeiros lagos e mares.

Alterações químicas e físicas na superfície do planeta resultaram do intenso bombardeamento de radiações solares. A partir desse quadro, se criou condições para o surgimento da vida na Terra. O surgimento de organismos vivos além da hidrosfera, litosfera e atmosfera, fez com que surgisse também a biosfera. Basicamente, a biosfera é representada por seres vivos e pelos locais que eles habitam.

O termo biosfera foi introduzido na comunidade científica pelo geólogo austríaco Eduard Suess, em 1875. O termo foi criado para se referir à camada em que existe vida, já que representa o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. Onde há vida, é biosfera, trata-se de um conceito bastante relevante para compreender as condições necessárias para que nosso planeta tenha vida.

Características

A biosfera é constituída por elementos que estão presentes na atmosfera, litosfera e hidrosfera, como água, ar, luz, solo e alimentos. A biosfera terrestre é o elemento principal que torna possível o surgimento e manutenção da vida na Terra. Sua existência contribui para que o clima se mantenha em equilíbrio, com uma média mundial de 15°C.

Para se ter uma ideia, planetas como Vênus e Mercúrio apresentam média de temperatura acima dos 100°C, esse fator impossibilita o surgimento de vida em sua superfície. O equilíbrio climático é fundamental para a existência de água em seu estado líquido e oxigênio, dois elementos primordiais para a existência de vida no planeta.

Quais ambientes estão englobados na biosfera?

Todos os ambientes são categorizados como parte da biosfera, desde o ponto mais elevado do planeta até a porção mais profunda dos oceanos. O fato de ser composta por uma quantidade tão significativa de ambientes a torna complexa. A sua constituição é bastante variável.

A biosfera é uma porção pequena do planeta e, conforme nos afastamos da superfície, nos deparamos com menos condições necessárias para a vida. Ou seja, quanto mais distante da superfície, maior a tendência de encontrar poucas condições necessárias para a vida. Acredita-se que a biosfera não ultrapassa os 13 km de espessura, grande parte dos seres vivos demanda luz, água, calor e matéria para que possa viver.

Conheça a complexidade da biosfera

A biosfera é bastante complexa, sendo resultado de vários fenômenos físicos, químicos e biológicos. Devido a esses diversos fenômenos, ela se encontra em constante modificação. Os seres vivos têm papel fundamental nas alterações. Em se tratando do homem o quadro é ainda mais sério, pois ele é responsável por diversas alterações irreversíveis ao ambiente.

Agora você já sabe o que é biosfera! Para conferir mais conteúdos de biologia, fique ligado no blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog