04/05/2021 Biologia

O que são nematelmintos – Características e principais doenças transmitidas

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que são nematelmintos – Características e principais doenças transmitidas

Os nematelmintos certamente não estão entre os assuntos mais agradáveis da Biologia, porém, são bastante recorrentes nas principais provas de vestibular e no Enem. Dessa forma, é importante conhecer as principais características dos vermes cilíndricos que integram o filo Nematoda.

Além de identificar as suas principais características, é fundamental saber como diferenciá-los de outros vermes, como os platelmintos, por exemplo. Também falaremos sobre as doenças que esses vermes podem transmitir para o ser humano, outro assunto bastante cobrado nas provas.

O que são nematelmintos?

De maneira geral, os nematelmintos são os vermes que possuem corpo em formato cilíndrico. A palavra “nematelminto” vem do grego, sendo formada pela junção de nematos (filamentos) e helmin (verme). Eles fazem parte do grupo dos invertebrados.

Veja quais são as principais características desses vermes.

Simetria: bilateral.

Modo de vida: pode ser livre ou parasitária.

Ambiente de vida: podem viver tanto na água quanto na terra ou, ainda, no organismo de outros seres.

Revestimento: o revestimento dos nematelmintos é feito por uma cutícula protetora bastante resistente.

Tipo de célula: eucarionte.

Embriologia: pseudocelomados.

Nematelmintos: conhecendo as suas principais características

Anteriormente, apresentamos um resumo das principais características dos nematelmintos e a partir de agora iremos nos aprofundar em alguns tópicos. Os pontos que iremos abordar a seguir são de grande relevância para quem está se preparando para as provas do vestibular e Enem. Entenda melhor como é a reprodução, digestão e respiração dos vermes cilíndricos.

Reprodução

Os nematelmintos têm dimorfismo sexual, isso significa que apresentam características diferentes conforme o sexo. Grande parte das espécies realiza fecundação interna, ou seja, no interior do organismo da fêmea. O processo termina com a eliminação dos ovos no ambiente.

Sistema digestório

O sistema digestório dos nematelmintos é completo, formado por ânus e boca. Uma curiosidade é que esses vermes possuem estruturas bastante parecidas com dentes humanos e que são utilizadas para perfurar e até se fixar de maneira parasitária em outros organismos. Os nematelmintos realizam uma digestão bem particular, contam com enzimas que permitem potencializar a absorção dos nutrientes.

Sistema respiratório

A oxigenação do organismo e as trocas gasosas são realizadas através de difusão, uma vez que esses vermes não apresentam nenhum órgão com função de respiração. No caso dos parasitas, a respiração é realizada muitas vezes através de fermentação láctica.

Conheça as principais doenças causadas por nematelmintos

Até aqui você conheceu melhor as características dos nematelmintos, porém, há outro assunto bastante relevante relacionado a esses vermes cilíndricos. Os nematelmintos podem transmitir algumas doenças para o ser humano, dentre elas algumas bem delicadas. Confira abaixo quais são essas doenças.

Ascaridíase

Uma das doenças mais famosas causadas por nematelmintos. O responsável por causá-la é o verme conhecido popularmente como lombriga. A contaminação se dá por via oral, o indivíduo ingere os ovos do parasita que eclodem em seu organismo, tornando-o o hospedeiro.

Enterobiose

Doença que também é chamada de oxiuríase, se caracteriza por sintomas como vômitos, sangue nas fezes, dor de barriga e coceira intensa na região anal. Nesse caso, a contaminação também ocorre pela ingestão de ovos dos vermes.

Elefantíase

Essa doença, também chamada de filariose, possui consequências mais sérias para o indivíduo contaminado. O problema se concentra no sistema linfático do paciente e faz com que ele apresente inchaço demasiado em várias partes do corpo.

Ancilostomose

Conhecida popularmente como amarelão, a ancilostomose é uma doença causada por nematelmintos. Sua transmissão ocorre através do contato da pele com larvas do verme. Dentre os sintomas se destacam a diarreia, anemia e perda acentuada de peso. O nome amarelão se deve ao fato de que a pessoa com essa doença fica com aspecto “amarelado”.

Nematelmintos x platelmintos: quais as diferenças e semelhanças

Os platelmintos são vermes achatados e saber diferenciá-los dos nematelmintos é essencial para acertar diversas questões nas provas de vestibular e Enem. A diferença mais relevante entre os dois grupos de vermes é o tubo digestório completo (com boca e ânus). Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca.

A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma). E, claro, não podemos deixar de mencionar a diferença entre os corpos de vermes nematelmintos e platelmintos. Os primeiros são cilíndricos e os últimos achatados.

Dentre as semelhanças entre os dois grupos de vermes podemos citar o fato de serem triblásticos, terem modos de vida parecidos e viverem em habitats semelhantes. Além disso, ambos os grupos são não-segmentados. Platelmintos e nematelmintos são dois grupos de vermes importantes.

Agora você já conhece as principais características e doenças transmitidas pelos nematelmintos!

Para conferir mais conteúdos de biologia, além de dicas para ter um bom desempenho no vestibular e no Enem, fique ligado no blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog