O vestibular e a interdisciplinaridade na biologia contemporânea
A interdisciplinaridade – interseção e interação – com outros domínios do conhecimento, principalmente com a matemática, a física, a química e a informática (incluindo computação e organização da informação) é a marca da biologia contemporânea.
O avanço do pensamento biológico, nesse século, está vinculado aos métodos teóricos e experimentais da física, da química e da matemática, além das abordagens de outras áreas do conhecimento como, por exemplo, a histórica: a partir de aspectos históricos em momentos críticos de populações aguerridas, forçando a necessidade da busca de soluções de problemas epidemiológicos na saúde como também do desenvolvimento técnico em outras áreas.
A tendência globalizada traz uma visão holística do homem, haja vista a abordagem já efetuada na saúde, envolvendo ações multidisciplinares e multiprofissionais dos atuantes desta área.
Igualmente, é a cobrança em vestibulares desta fusão de estudos. Por isso, deve-se exigir que o vestibulando tenha uma visão crítica e abrangente, buscando, ele mesmo, correlações entre os domínios do conhecimento.
Podemos citar alguns exemplos: a divisão celular com uma visão matemática, em que o cálculo do volume de uma esfera, equivalente ao conteúdo celular, possui um aumento ao cubo, enquanto a superfície da esfera, por onde são absorvidos os nutrientes, aumenta ao quadrado. Isso é um dos fatores que “induz” a divisão da célula. Outros aspectos seriam: sistema circulatório e a hidrodinâmica; diferença de pressões em fluidos corpóreos; troca de energia em trânsito em animais endotérmicos, além, é claro, das inúmeras reações químicas que acontecem no metabolismo celular, principalmente reações de óxido-redução, reações enzimáticas e trocas iônicas.