Ordens dos Mamíferos - Conheça os diferentes grupos dos mamíferos - Hexag Medicina
05/09/2024 Biologia

Ordens dos Mamíferos – Conheça os diferentes grupos dos mamíferos

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Ordens dos Mamíferos – Conheça os diferentes grupos dos mamíferos

Conheça as ordens dos mamíferos e os diferentes grupos existentes. Pertencem ao Domínio Eukaryota, fazem parte do Reino Animalia, Filo Chordata, Sub-filo Vertebrata e Classe Mammalia.

Acredita-se que existem mais de 5 mil espécies distribuídas por quase todos os biomas da Terra. Podem ser terrestres, aquáticos ou voadores. 

Ordens dos Mamíferos: tudo o que você precisa saber

Ao longo desse artigo apresentaremos os principais tópicos sobre os mamíferos. 

Habitats dos mamíferos

Os mamíferos podem ser encontrados em quase todos os biomas do planeta, são bastante adaptáveis.

Um dos fatores que contribui para essa divisão é o fato de viverem em sociedade e dedicarem cuidado aos seus filhotes até que se tornem independentes. O ser humano domesticou muitos mamíferos que convivem com os mesmos. 

Características corporais dos mamíferos

Tem como uma das suas principais características a presença de pelos pelo corpo, a quantidade varia de espécie para espécie. Uma das funções do pelo é atuar como isolante para evitar que o calor se dissipe da superfície da pele para o ambiente. Assim a temperatura corporal se mantém constante. 

A temperatura do corpo também se mantém constante devido a pele dos mamíferos, ela é formada por duas camadas principais: epiderme e derme. Possuem ainda glândulas sebáceas e sudoríparas que ajudam a regular a temperatura.  

As fêmeas apresentam glândulas mamárias. O corpo dos mamíferos é sustentado por um endoesqueleto completamente ossificado formado por:

  • Cabeça;
  • Tronco;
  • Quatro patas (com exceção dos cetáceos) com até cinco dedos, nas espécies que são quadrúpedes. Há espécies bípedes como os cangurus e o homem. 

Alimentação dos mamíferos

Os modos de alimentação dos mamíferos são variados. O fato de terem dentes permite a exploração de diferentes tipos de alimentos. Conforme o tipo de alimentação, os mamíferos são classificados em categorias diferentes: 

  • Carnívoros – apresentam dentes caninos bem desenvolvidos, a sua dieta se baseia no consumo de lipídios e proteína. Exemplos, onças, raposa, cães, leões. 
  • Herbívoros – tem dentes caninos rudimentares ou ausentes, seus molares são bem desenvolvidos. A base alimentar é de vegetais. Exemplos: zebra, canguru. 
  • Onívoros – têm dieta diversificada, podem se alimentar de fontes animais e vegetais. Exemplos: porcos, urso, primatas. 

Sistema respiratório dos mamíferos

Os mamíferos apresentam caixa torácica, o seu tronco possui costelas acopladas ao esterno. O músculo diafragma garante os movimentos respiratórios. Nos mamíferos a respiração é exclusivamente pulmonar, isto é, realizada pelos pulmões. O mesmo acontece com os mamíferos aquáticos. 

Sistema circulatório dos mamíferos

Nos mamíferos, o sistema circulatório é fechado, nele está incluso o coração com quatro câmaras. Não ocorre a mistura entre o sangue arterial e o sangue venoso. 

Sistema nervoso dos mamíferos

Os mamíferos apresentam um sistema nervoso complexo, é o mais avançado entre os vertebrados. O cérebro dos mamíferos é proporcionalmente maior que o cérebro de outros animais, algo que contribui para uma maior inteligência. 

Reprodução

Os sexos são separados nos mamíferos, há machos e fêmeas. A reprodução é do tipo sexuada. Em boa parte dos mamíferos, a produção ocorre em períodos de reprodução definidos, isto é, épocas em que está mais favorável à origem dos filhotes. 

A fecundação acontece internamente e quando os filhotes nascem recebem o leite materno. Esse leite se origina nas glândulas mamárias das fêmeas. Cada espécie apresenta seu próprio tempo de gestação e quantidade de filhotes gerados em cada ciclo. 

Classificação dos mamíferos

A classificação dos mamíferos é feita de acordo com algumas características, confira abaixo. 

Habitat

O ambiente em que vivem divide os mamíferos entre aquáticos e terrestres. 

  • Mamíferos de ambientes aquáticos – peixe-boi, baleia jubarte, leão-marinho, foca, baleia orca, golfinho, boto e lontra. 
  • Mamíferos de ambientes terrestres – ser humano, leão, tigre, raposa, gato, onça, macaco, boi, urso e camelo. 

Há também os morcegos que são mamíferos aéreos. Outra exceção é o urso polar que é um mamífero com habilidade de natação. 

Padrões reprodutivos

Outra característica utilizada para classificar os mamíferos diz respeito à maneira como ocorre o desenvolvimento da gestação. Confira abaixo as classificações:

  • Mamíferos placentários – a gestação é interna no corpo da mãe.
  • Mamíferos marsupiais – parte da gestação é interna no corpo da mãe e depois disso o filhote se desenvolve no interior de uma bolsa (marsúpio).
  • Mamíferos monotremados – mamíferos que colocam ovos. O ovo permanece algum tempo no corpo materno para receber nutrientes. Exemplo: ornitorrinco.

Confira curiosidades sobre os mamíferos

  • Os cães, gatos e ratos não apresentam glândulas sudoríparas. 
  • O maior mamífero da Terra é a baleia-azul. Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres. 
  • Somente os mamíferos possuem capacidade de brincar. 
  • Somente os morcegos são capazes de voar. 
  • O morcego de Kitti é o menor mamífero do mundo, pesa em torno de 1,5 gramas. 
  • Os mamíferos evoluíram de um grupo de répteis chamados terapsídeos, eles viveram no período Triássico (225 M.a. atrás).

Gostou de saber mais sobre os mamíferos? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog