06/09/2021 Biologia

Quais são os principais biomas brasileiros?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Quais são os principais biomas brasileiros?

Neste artigo você irá conhecer mais sobre os principais biomas brasileiros, os biomas continentais. Conceitualmente, um bioma é um conjunto de ecossistemas (animal e vegetal) que possui sua própria diversidade biológica.

No Brasil, de acordo com o IBGE, existem seis tipos de biomas continentais, além de um bioma aquático (ou marinho): Amazônia, Caatinga, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.

Conheça os principais biomas brasileiros

O Brasil, por ser um país de extensões continentais, abriga em seu território uma grande diversidade de biomas. Os biomas terrestres brasileiros são bem distintos entre si, indo desde florestas tropicais até vegetação do cerrado. A seguir apresentaremos com mais detalhes esses biomas.

Bioma Amazônia

É considerado como o maior bioma brasileiro (equivale a praticamente metade do território do Brasil). É também a mais ampla reserva de diversidade biológica do planeta. Conta com mata fechada, rios extensos e uma ampla diversidade biológica.

O bioma da Amazônia está presente nos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia (apenas uma parte do estado), Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Nessa região, o clima é quente e úmido. Possui vegetação densa com destaque para a floresta amazônica que possui árvores de grande porte.

Bioma Cerrado

O cerrado é o segundo bioma brasileiro com maior diversidade natural, fica atrás somente da Amazônia. Também é o segundo maior bioma brasileiro em extensão, mais uma vez atrás da Amazônia.

Fazem parte desse bioma os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais e Maranhão. Também está presente em áreas pequenas de outros seis estados.

O clima predominante é o tropical sazonal, intercalando períodos de chuva e outros de seca. A vegetação é composta por gramíneas, troncos retorcidos e arbustos. As árvores do cerrado costumam ser de pequeno porte e bastante esparsas.

Bioma Caatinga

O bioma da Caatinga é fortemente associado com o nordeste do Brasil por se estender por boa parte dessa região. Está presente nos seguintes estados: Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Alagoas e Ceará. A Caatinga também ocupa pequenas porções de estados como Minas Gerais e Maranhão.

O clima predominante da caatinga é o semiárido, que possui uma vegetação bastante característica composta por arbustos de médio porte com folhas adaptadas (para sobreviver aos períodos de seca) e galhos retorcidos. Os cactos se destacam na vegetação da Caatinga.

Bioma Mata Atlântica

O bioma Mata Atlântica se estende pela faixa litorânea de norte a sul do Brasil. Esse bioma abarca três estados: Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Compõem boa parte do estado do Paraná e têm porções de pequeno porte em outros onze estados.

Nesse bioma, o clima predominante é o tropical-úmido, apresenta temperaturas e índice pluviométrico elevados. A vegetação conta com árvores de médio e grande porte que formam uma floresta fechada e densa.

Bioma Pantanal

O Bioma Pantanal abrange dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É considerado como o menor bioma em termos de extensão territorial. No Pantanal, o clima predominante é o tropical continental, com temperaturas elevadas e chuvas frequentes. O inverno tende a ser mais seco, enquanto o verão é bastante chuvoso.

A vegetação se caracteriza por suas gramíneas, plantas rasteiras e arbustivas, além de árvores de médio porte. Uma curiosidade é que o nome Pantanal vem das regiões alagadiças presentes na região, os pântanos.

Bioma Pampa

Esse é o único bioma brasileiro que está presente em apenas um estado, ocupando mais da metade do Rio Grande do Sul. É interessante mencionar que o Pampa serve de pastagem natural para milhares de animais.

O clima que se destaca é o subtropical, com as quatro estações do ano bem definidas. A vegetação conta com gramíneas, árvores de pequeno porte e arbustos. Nesse bioma há áreas amplas de pastagens em que os numerosos rebanhos se desenvolvem.

Biomas aquáticos

Os biomas aquáticos são formados pelos ambientes de água doce (como rios, lagos, igarapés entre outros) e de água salgada (como os mares e oceanos). Esses biomas possuem tanta diversidade de espécies quanto os biomas terrestres, por isso, sua conservação é de extrema importância.

Para se ter uma ideia, mais de 70% do planeta Terra é constituído por água salgada. A classificação do bioma marinha é feita de acordo com a profundidade da água e das regiões que recebem ou não os raios solares. Os biomas de água doce, por sua vez, abarcam os lagos, lagoas, geleiras, córregos, rios e reservatórios subterrâneos.

Curiosidades sobre os biomas brasileiros

Amazônia + Mata Atlântica: os dois biomas combinados ocupam 100% do território de oito estados do país.

Amazônia + Pantanal: esses dois biomas juntos ocupam mais de 50% do território brasileiro.

Pantanal: o pantanal mato-grossense é a maior planície inundável do planeta.

Mata Atlântica: hoje em dia, a Mata Atlântica ocupa somente 7% da área original.

O Brasil é um país extremamente rico em biodiversidade, algo que se reflete em sua grande variedade de biomas!

Retornar ao Blog